Em um mundo contemporâneo onde as abordagens de comunicação são cada vez mais convergentes e integradas, reduzir a genialidade da marca METRO em apenas jornal seria injusto - é o maior jornal do mundo, mas transcende a isto. Com 5 pilares e vantagens competitivas únicas, o jornal consegue crescer mais que a média do segmento e integrar disciplinas variadas de comunicação através de projetos especiais. Em palestra à ESPM , Carlos Scappini, diretor comercial e de marketing do metro nos contou o segredo do sucesso. Veja quais são:
1.DISTRIBUIÇÃO ASSISTIDA
Presente em 22 países, com 66 edições e presente em 131 cidades possui tiragens impressionantes para um diário (no Brasil são aproximadamente 150 mil exemplares/mês, perdendo apenas para a revista VEJA) e seu modelo de distribuição assistida possibilita a personalização de entregas para um público determinado e em uma praça determinada - aqui, o P de praça faz muita diferença e pode ser mais ou menos assertivo de acordo com a ação proposta de sampling ou até mesmo de entrega padrão dos jornais.
2.RELEVÂNCIA NO CONTEÚDO
A marca se tornou sólida através da relevância, e relevância consiste na sua marca que é internacional e localmente tem parceria com o Grupo Bandeirantes , equipe de redação do Metro internacional (que possibilita pautas quentes e exclusivas com grandes estadistas como o Koffi Annan) e a Rede Metro brasil, que se especializa em notícias mais "bairristas" e provincianas - mas que são relevantes para os leitores daquele microcosmo.
Com uma abordagem editorial mais superficial que os jornais tradicionais, esse mix de fonte de notícias garante uma curadoria pertinente e relevante para o leitor, ainda que rasa - passa um highlight nas principais notícias do mundo, do Brasil, da sua cidade - são mais de 8 redações espalhadas pelo Brasil todo.
3.GRATUIDADE
O modelo de negócio com essência gratuita para o consumidor final faz com que toda a receita do jornal venha de Publicidade. Contudo, ser grátis não significa que não gere uma percepção de valor nas pessoas: as pessoas guardam, repassam umas para as outras (em média 3 leitores para cada jornal individual) e se faz mais acessível para quem quer se informar e não quer gastar com a compra de jornal. As unidades móveis do Metro sempre colocam um aviso contando quando o jornal acaba - até para gerar essa percepção de escassez e valorizá-lo.
4.PROJETOS ESPECIAIS
Por possibilitar ativação, OOH e custom publishing para marcas, tornou-se interessante para agências e clientes diretos que têm interesse em criar um projeto criativo e integrado editorialmente ao veículo para suas marcas. Alguns exemplos são: The walking dead para a Fox, com a z+ (as pessoas que entregavam o jornal estavam caracterizadas como zumbi e uma peça que reproduzia um cérebro compunha a atmosfera) . Outro case foi uma ação com a Wieden Kennedy para Premiere futebol clube, com mais de 8 capas diferentes de acordo com a preferência por time da pessoa que estava dirigindo o carro.
5.HYPE
Para gerar essa construção de marca e percepção de valor sobre algo que é gratuito a marca inova além dos projetos especiais com ações exclusivas, como por ex. o convite à Lady Gaga para ser Editora chefe por um dia. Isso gera awareness, hypeness e uma áura cool ao jornal - e até mesmo pop.
Grupo: Daniel Bittar, Ivan Tarabay, Luiz Fernando de Godoy Pereira, Maytê Carvalho, Victor Quintanilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário