segunda-feira, 2 de abril de 2012

ESPN


Alô, fã do esporte! Dia 26 de março tivemos a presença do Cássio Brandão, Gerente de Publicidade Digital da ESPN Brasil, que falou sobre o poder do marketing esportivo e das plataformas digitais.

            
A ESPN comemorou 20 anos de atividade no Brasil em 2009. No mundo atinge mais de 300 milhões de domicílios em aproximadamente 190 países. Em 1989, quando foi criada, a ESPN foi o primeiro canal exclusivo de esportes no Brasil. Atualmente, a marca tem dois canais que transmitem ao vivo os principais eventos esportivos do mundo. São mais de 3 milhões de domicílios assinantes. Em 2008, foi lançado o portal ESPN.com.br, um site que apresenta as informações do mundo dos esportes.


  
Com relação a ESPN e o esporte, a marca assume a premissa de que esporte é paixão e, a partir disso, trabalha o tema por meio de 3 grandes pilares: esporte como informação, esporte como emoção e disponibilidade como forma de consumo. É a partir desse terceiro pilar que Cássio discorreu sobre a necessidade de uma marca estar no maior número de plataformas possíveis para maximizar sua mensagem. Ou seja, não é mais um diferencial, e sim, uma exigência para se comunicar com o mercado. Esse fato é reforçado, pois hoje o ROI (retourn of invetiment) da internet sobre uma marca é facilmente mensurado. E para a ESPN, estar em diversas plataformas, principalmente nas digitais, tornou-se uma missão.




  



É cada vez mais evidente a inserção das tecnologias digitais, principalmente das redes sociais, no cotidiano das pessoas e sua difusão é crescente em todas as classes sociais. Hoje, nós passamos de um contexto de leitura e consumo da informação digital para um ambiente de escrita e atuação por parte do consumidor, ou seja, o consumidor transformou-se também em mídia e gerador de mídia. Neste contexto, estão as marcas e seus constantes estudos em entender o impacto do digital e considerá-lo em seus negócios.

Infográfico 2011

A ESPN não poderia ignorar tudo isso ainda mais pelo fato de dos 70 milhões de internautas no Brasil, 61,52% acessarem sites de esportes; da expectativa do mercado de esportes no Brasil de duplicar em quatro anos, uma vez que sediaremos a Copa do Mundo e as Olimpíadas; e pela informação que o Brasil é o terceiro país do mundo que mais movimenta dinheiro no esporte.

Assim, segundo Cássio, a ESPN entende que falar de esporte é lidar com a emoção dos brasileiros. Mais do apenas torcedor, o brasileiro é apaixonado por esportes. E hoje, não é só o futebol que ocupa a cabeça desse fã. Outros esportes americanos, principalmente o futebol americano, vem ganhando destaque no cenário nacional. Com essa relação tão próxima entre o brasileiro e o esporte, é imprescindível que o público ESPN tenha acesso às informações de qualquer lugar, a qualquer hora.

Por isso, a marca já faz, há algum tempo, um extenso trabalho de planejamento de plataformas, com uma forte presença no ambiente digital. Já que 34% do público do canal pratica o coviewing ( fenômeno de acompanhar um evento em mais de uma plataforma simultaneamente), a ESPN se preocupa em atender seu público nas diversas plataformas. Consequentemente, existe uma enorme preocupação em levar os anunciantes ao consumidor de uma forma que seja vantajosa para todos os envolvidos. Pensando nisso, a marca trabalha constantemente no desenvolvimento de novos formatos publicitários, como projetos de conteúdo.

Em seu discurso, Cássio destacou ainda a importância da interatividade nessa estratégia. Além de estar conectado nas diversas plataformas, o espectador pode, a qualquer momento, participar dos programas do canal, enviando mensagens ou dúvidas à equipe ESPN, que podem ser respondidas ao vivo.

E quem é esse público com o qual a ESPN conversa? A maioria dele é composta por homens, sendo que 20% pertence a classe A,  55% a B e 25% a classe C. Desses, 74% acompanham jogos de 5 a 7 vezes por semana, ou seja, é um público recorrente, chamado de usuário fill. 51% preferem ouvir, ler ou assistir esportes do que notícias, 91% possuem celular, 40% possuem TV em alta definição e 34% utilizam mais de uma mídia ao mesmo tempo, o que reforça a necessidade dos diversos pontos de contato com o público.




            Estudando mais a fundo a atuação da ESPN nas plataformas digitais, podemos destacar alguns cases:

Bolão ESPN 2011 – Hotsite com advergame para o Campeonato Brasileiro. A plataforma foi totalmente integrada ao Twitter e Facebook, ou seja, os usuários podiam publicar todos os seus palpites nas redes sociais. Além disso, foi desenvolvida uma seção 100% pensando para o uso da plataforma no Facebook – O Desafio da Rodada – onde um participante podia escolher um clássico e desafiar seus amigos.





Loucos por NFL – O concurso cultural aconteceu por meio de um hotsite e premiou dois fãs com uma viagem para assistir ao Super Bowl nos Estados Unidos. Os participantes tinham que criar vídeos e postar mostrando o porquê são loucos por NFL. Além da viagem, os vencedores ganharam um blog no site ESPN.com.br para atualizarem com fotos, textos e mostrarem o seu ponto de vista dos bastidores do evento. O site do concurso contava também com uma ferramenta para criação de um “player card” customizado com a foto do usuário transformado em um jogador. O player card podia ser compartilhado nas redes sociais.




            Com todas essas constatações não é difícil entender a preocupação do canal em conversar com seus espectadores por diversas plataformas. Seu público exige essa troca e, se ela não acontece, ele procura informação em outro canal e pode vir a migrar para concorrência.

            Falando em concorrência, Cássio comentou sobre a entrada de um novo player no Brasil: a Fox Sports. Segundo o gerente, apesar de ser seu maior concorrente global, a Fox Sports ainda é pequena no Brasil e concorre, principalmente, com a Globo. Porém, a entrada desse novo concorrente, somada à presença da já consolidada Sportv, torna a competição do mercado brasileiro ainda mais saudável, incentivando a ESPN a investir em novas mídias e aprimorar cada vez mais seu trabalho.

CSOS6B
Daniela Laurenti
Mariane Ohashi
Rafaela Lima 

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