Presente em 22 países, mais de 130 cidades e com cerca de 18 milhões de leitores por dia, o jornal “Metro” é considerado, atualmente, o maior jornal do mundo.
O
jornal metro surgiu em 1995 e se encaixa na categoria de “jornais gratuitos”,
ou seja, além de ser distribuído sem custo algum, os textos no corpo do jornal
são curtos, a manchete junto com o subtítulo explicam a notícia quase inteira.
Esse tipo de jornal é feito para ser lido em 15 minutos, e tem como papel
informar o leitor sobre as principais notícias que estão ocorrendo, porém o
texto não tem uma análise muito profunda. Ele serve apenas como um meio de despertar
o interesse pela notícia, para que o leitor possa, através de outros meios, pesquisar
sobre a mesma e se aprofundar no assunto.
Considerando que o tempo é um dos
bens mais preciosos hoje em dia, o Metrô é um jornal que foi criado com o
intuito de ser lido nos momentos de locomoção, ou seja, em momentos que
normalmente seriam “desperdiçados”, como por exemplo, em transportes públicos,
ou até mesmo em carros parados no trânsito da cidade. Além disso, vale
ressaltar que anúncios publicitários podem ter uma grande atenção dos leitores,
uma vez que eles podem sentir que estão utilizando um tempo que previamente seria
desperdiçado com a leitura de um jornal.
Mas,
em jornais desse tipo, o segredo para um bom resultado é criar relevância para
o consumidor. E o Metro procura trabalhar essa relevância em diferentes pontos:
1)
PRAÇA: o jornal está presente em 8 cidades do Brasil, ou seja, existem 8 equipes
jornalísticas próprias que averiguam as notícias.
Apoio: grupo Bandeirantes à pode ser considerado uma maior agência de notícia do mundo.
Apoio: grupo Bandeirantes à pode ser considerado uma maior agência de notícia do mundo.
2)
DISTRIBUIÇÃO ASSISTIDA: Este tipo de
distribuição garante não só a entrega do jornal, mas algo a mais, quando o
promotor olha no olho e fala: “oi aqui
esta seu metro”, ele cria um relacionamento com o cliente.
3)
PRODUTO:
Metro Black: não suja as mãos. Impressão de qualidade com a mesma tecnologia de
revistas para edições especiais é um diferencial do jornal.
4)
SUSTENTABILIDADE: O metro possui o certificado
de FSC, ou seja, toda a produção do jornal procura impactar o menos possível o
ambiente. Toda a cadeia de produção esta estruturada para isso assim como a
gráfica que trabalha com a empresa. É curioso saber que até mesmo a tinta
também é certificada pela FSC, pois é uma tinta a base de soja.
5)
TRADE: Precisa
mostrar a qualidade editorial, atingir o público, e fazer com que seja: mídia
exterior, ferramenta de ativação, sampling (entrega de brinde ou algo que
agregue a ação), uma vez que são movidos 100% por receita publicitária.
No Brasil, a circulação do metro aumentou 33% de dez/2010 a dez/2011. Atualmente, o país é responsável pelo maior faturamento do Metro, com 27.368.000 euros.
Alguns números:
- · Tiragem (SP) estado: 127.135 e folha: 103.846/dia (IVC à instituto de verificação de circulação)
- · METRO: 150000 exemplares/dia de segunda a sexta.
Grupo: Bruno Carramaschi, Natalia Forgioni, Patricia Mendes, Stephanie Day, e Stephan Feitsma
Nenhum comentário:
Postar um comentário