segunda-feira, 9 de abril de 2012

Crianças e os Influenciadores de compra


Os mais novos influenciadores de compra

                  Hoje em dia, não só o varejo com os fabricantes estão cada vez mais interessados em entender quem é o seu consumidor, qual seu perfil, do que gosta, onde vai,  entre outras informações. Quanto mais informação, melhor. Porém estudar apenas o consumidor isoladamente já não é mais o suficiente. Agora é tão importante quanto conhecê-lo, conhecer também quem influencia esse consumidor, para quem ele dá ouvidos na hora de escolher uma marca ou produto e quais são os fatores que fazem com que ele confie e siga seus “conselheiros”.


                  Pensando nisso, existe um número cada vez maior de agências que se especializam em estudar os influenciadores das decisões de compra dos consumidores de grandes marcas. No momento em que se fala em influenciadores de compra, rapidamente se imaginam especialistas no assunto, pessoas famosas e carismáticas que dialogam com o público, vendedores e trabalhadores do ramo, mas não é tão comum ouvir dizer em influência da própria família, e mais, dos próprios filhos.
                  Apesar de estarmos vivendo tempos em que as crianças e os jovens-adultos estão mais independentes do que nunca, não se imagina o quanto realmente eles são capazes de influenciar seus próprios pais na compra de um produto ou serviço. Imagina-se que os pais são a autoridade máxima quando se trata de adquirir produtos e investir o dinheiro, mas não é bem isso o que vem acontecendo.

                  De acordo com Adriana Pascale, o papel da criança na decisão de compra, até mesmo de itens como carro, que se imagina que a criança não possuiria muita influência, é extremamente decisivo. Se a criança não estiver satisfeita com a escolha/decisão do pai, este é capaz de alterar essa escolha para satisfazer também seu filho.



                  Sendo assim, pensa-se que a indústria e o varejo devem então envolver e começar a pensar em como atender também às necessidades desses novos influenciadores de compra. Eles devem direcionar sua comunicação para este público? Devem alterar seus produtos para que satisfaçam necessidades novas? Devem pensar e criar ações de marketing que envolvam esses novos influenciadores?

                  A princípio, de imediato, a maioria diria que sim. Mas até que ponto o marketing devem atender à todas as necessidades de todas as pessoas envolvidas no processo de compra? Será que a influência de uma criança chega a ser maior do que a de um especialista? Fato é que não há tempo e nem dinheiro para chegar no nível utópico de satisfazer todos os envolvidos. Cabe a cada fabricante/varejista entender quais são os pilares fundamentais que apoiam a decisão de compra de seus consumidores e investir de forma que confortem o buyer em sua decisão, harmonizando suas principais influências.

Os mais influenciados: os pequenos

A pesquisa que Adriana Pascale apresentou em aula mostra como as crianças são estimuladas pela televisão e outros tipos de mídia. Segunda a pesquisa, a maioria das mães de crianças de 2 a 12 anos consideram a televisão como o meio mais estimulante para a criatividade dos filhos, superando ouvir música, desenhar, conversar ou fazer lição de casa. 


Mas será que o conteúdo televisivo é apropriado para crianças tão novas? Há programas educativos, que estimulam a visão, a criatividade e transmitem valores. Mas também há a polêmica sobre a publicidade, que muitos defendem não devem ser direcionados as crianças, pois estimulam o consumismo sem a mediação de um adulto.

Para os anunciantes, as crianças são alvos importantes, pois como já vimos, possuem voz no processo decisório dos pais, e também quanto mais cedo impactadas, mais fieis as crianças tendem a ser quando crescerem.

O vídeo abaixo demonstra um pouco do poder da mídia e a força da publicidade. Nele, uma criança de apenas um ano de idade demonstra as marcas que memorizou assistindo televisão. Ao todo, são mais de 30 marcas.



http://youtu.be/J_mYC2IkfMA

THIAGO CORREIA
ERIC SAGESSER
CONRADO GUEDES
BARBARA VENDITES
FRANZ COELHO
RAFAEL LOPEZ
6°E



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