É evidente que os meios de comunicação passaram por grandes transformações se compararmos com os meios da década de 80. Nos dias atuais os consumidores se expõem a diversas marcas durante o dia, o difícil é processar na cabeça do consumidor esse tanto de informação que ele recebe diariamente. E é através do advergames que as marcas tem encontrado uma solução para elevar o tempo de exposição à marca e ter uma lembrança dos benefícios que a marca lhe proporcionou. O tempo de exposição à marca em um jogo varia de 5 a 30 minutos, o que é um número razoavelmente elevado se compararmos com os 30 segundos de propaganda na televisão. Outra vantagem dos games, é que o consumidor está interagindo com a marca, ou seja, ele está de fato visualizando a marca. Isso ocorre pois no games o jogador está 100% envolvido na atividade. Já na televisão é difícil estimar se teu consumidor está assistindo à TV ou se está praticando outras atividades no momento.
As grandes marcas tem muitos motivos para investir no mundo games. A indústria de games é a terceira maior indústria do mundo, perdendo apenas para indústria automobilística e armamentista. Além disso, é uma indústria que não é afetada pela crise. Dados anteriores mostram que a taxa de crescimento do mercado de games está sempre em crescimento. Nos últimos 5 anos a indústria de games cresceu mais do que qualquer outra área de entretenimento, e projeta crescimento de 73 bilhões de dólares até 2013. E se engana quem pensa que o mundo dos games atinge só crianças e jovens do público masculino. De acordo com a Nielsen, 30,5% do público dos jogos online tem entre 35 e 49 anos. Os jogos casuais são preferência de 70% dos jogadores, destes, 43% homens e 57% mulheres, com idade entre 25 e 45 anos, conforme a pesquisa do Ibope Net Ratings. Segundo uma pesquisa promovida pelo portal Bolsa de Mulher, 45,8% das mulheres com acesso a internet jogam games casuais.
Com tamanha dimensão do mercado, resta as empresas saberem exploram esse novo meio de comunicação e buscar novos públicos alvos e maior interação com a sua marca. Há duas formas de interação da marca em um jogo. Uma delas é In Game Advertising, no qual o jogador vê o anuncio dentro do jogo. Esse tipo de interação é mais rápida e envolve menos o consumidor. De qualquer forma, a exposição de marca continua sendo elevado se comparada com outros veículos. Na imagem abaixo mostra claramente um exemplo de In Game Advertising:
O jogo não pertence a Nike, mas a marca comprou seu espaço dentre de outro jogo. É uma forma de interagir com os jogadores sem ter que criar seu próprio game. Outra forma de interação é Product Placement, no qual a marca coloca seu produto em funcionamento no jogo. Esse tipo de interação eleva o tempo de exposição à marca e gerar maior interação com o produto. Um bom exemplo de Product Placement são marcas de carro, que usam seu carro dentro do game.
Muitos advergames incluem um elemento de competição. Isso pode ser um torneio, por exemplo, e o ganhador leva gratuitamente o produto promovido pela empresa. Ou talvez vários ganhadores levem um cupom de desconto do produto para comprá-lo online ou em uma loja.
Por exemplo, o McDonald’s colocou em um jogo a sua famosa casquinha de sorvete. No jogo a casquinha dava mais energia para o jogador. Para alavancar as vendas das casquinhas, o McDonald’s fez um cupom, na compra da casquinha em qualquer loja da rede, o consumidor ganhava o cupom que equivalia a uma casquinha no jogo.
As grandes empresas já estão invadindo o mercado de advergames, pois é uma forma de interação com o cliente muito valiosa e que garante um bom retorno à marca. As formas de interação são diversas, resta analisar a melhor proposta e investir nesse novo mercado.
Por : Fernando Santos, Raissa Abdala e Renato Oliveira
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