quarta-feira, 11 de abril de 2012

SPORTS EVERYWHERE



Na ultima quarta-feira, fomos contextualizados na realidade nacional de TV Paga e Universo Esportivo durante a palestra da ESPN realizada por Rafael Siqueira.


O BRASIL E A ESPN
Chegamos a posição de 6a maior economia do mundo o que proporcionou maior acesso e investimento em tecnologia e entretenimento pela população.Como reflexo disso a TV Paga e a Internet são as plataformas de mídia com o maior crescimento, principalmente na classe C, onde houve uma penetração de 21% da TV paga e a previsão é que esse consumo dobre no próximo ano. O acesso a internet já está comoditizado nas casas brasileiras e a grande parte do consumo de banda larga é mobile que cresce tão velozmente não sendo  possível estimar números de seu crescimento.

Em paralelo a ESPN é o maior canal americano, mas com pouca penetração no Brasil. Rafael brinca dizendo que são a “Rede Globo da Mongólia”. Ela pertence ao Grupo Disney, mas atua no segmento de esporte para o público masculino adulto. Sua missão é “Servir o fã do esporte onde ele estiver” assim comercializa texto, áudio e vídeo nos canais: TV, Rádio, Internet, Celular e Mídias Sociais. Apesar da baixa penetração aqui, esse cenário de ascensão representa uma grande oportunidade de crescimento do canal, ainda mais com os eventos mundiais previstos no país – Olimpíada 2016 e Copa do Mundo 2014.



CONSUMIDOR
Observa-se uma grande mudança no comportamento do consumidor da internet. Mudou-se o jeito em que se conecta – antes tendo internet apenas no escritório, para trabalhar, e agora, há conectividade em qualquer lugar. Quase não se vive offline. Devido à esse comportamento, mudam-se as tecnologias. A ESPN não está mais presente apenas na televisão. Há conectividade a qualquer momento para se assistir jogos online ou no seu smartphone., e há também a revista ESPN, que não ilustra apenas esportes, mas o mundo esportivo em geral.



ESTRATÉGIA

A ESPN nasceu para servir o fã do esporte. O canal não quer mostrar apenas jogos, mas, como dito anteriormente, o mundo esportivo em geral como, vida dos atletas, moda e conceito. A revista ESPN trata profundamente esta questão, cobre o universo que envolve o esporte – “The game around the game”. A revista tem mais de 2 milhões de assinantes impressos no mundo, com um grande foco nos Estados Unidos. No Brasil, ainda não há um número competitivo de assinantes, porém, espera-se crescimento com o tempo.  Alem da revista, há o site da ESPN, que se desenvolveu de forma intensa com o passar dos últimos anos.  Há +15MM vídeo views por dia,  +200 MM unique visitors/mês – o que nos mostra que o cliente está utilizando de toda essa tecnologia proporcionada; que também pode ser vista pelo aplicativo de celular da ESPN que, basicamente, oferece o serviço WatchESPN, que  permite aos seus assinantes assistir a ESPN ao vivo em qualquer lugar. O aplicativo pode ser usado por assinantes e não assinantes; as pessoas que não  são assinantes podem assistir 4 hora de programação, e com certeza aquele jogo especial não está nesse pacote. E a partir da estratégia de estar sempre presente, foi criado o conceito Sports Everywhere.

SPORTS EVERYWHERE
É a aplicação do conceito da ESPN na abrangência de todas as plataformas.

A ESPN disponibiliza aplicativos para os assinantes da TV paga. Eles podem assistir eventos ao vivo ou antigos, e também os eventos que não passam na TV.

A ESPN tem muitos direitos, cobre mais de 6.000 eventos ao vivo por ano, não tem como passar tudo na TV, pois possuem apenas 3 canais, porém para assinantes existe um menu que disponibiliza 8 canais diferentes, que passam os jogos mais importantes. EX Games só pasasm 2 horas por dia na TV, o evento na íntegra dura 17 horas, e pode ser assistido no aplicativo.

A Rádio Estadão ESPN é uma parceria da empresa com o Estadão feita para prover conteúdos em áudio, de forma rápida, simples e eficiente, em movimento. Funciona normalmente 24h com musica e hard news, é mais ágil e rápida que o impresso, possui uma variedade de conteúdo e profundidade com estrutura mais simplificada,  maior alcance e não restringe o público, além de custar menos.
Essa parceria tem ajudado a divulgar a radio, o que aumenta o conhecimento da marca. O futuro da radio esta nos streamings digitais – durante o superbowl a audiência foi maior pela internet que a audiência física.

A revista ESPN, foi desenvolvida para cobrir o universo do esporte de uma outra forma “The game Around the Game”. Nos EUA eles já abordam dessa maneira, o esporte por todos os lados, com mais life style. No Brasil, estão começando a alcançar esse nível, colocando como capa o Neymar, por exemplo, porém implementando o mesmo posicionamento americano bateria de frente com revistas como GQ e Alfa.

A Web virou um centro de informações completo para os fãs do esporte, virou uma cobaia para a TV, eles encontram vídeos, stats, games, entretenimento e muito mais. A ESPN possui mais de 15MM de vídeos views por dia, e mais de 200MM de visitantes por mês no site. Os serviços buscados são de grande diversidade como Stats, Realtime, Fotos, Blogs e Vídeos. O layout está sendo modificado para adaptar aos tablets.
A ESPN envia cerca de 1 bilhão de SMS por mês, no sistema opt-in, que indica que os consumidores que procuram o conteúdo. Ou seja, as pessoas que pedem informações, notícias e scores, ao invés de serem bombardeadas com conteúdo indesejado. E ao contrario do que se pensa, o uso de SMS ainda é muito relevante, principalmente por ser um canal interativo.


A TV com Internet é uma plataforma que tem crescido com mais relevância do que os tablets. Por isso apesar de ainda em crescimento, há o investimento em aplicativos de SmarTV e Vídeo Games. Esses têm como objetivo aproveitar o momento em que o usuário já estiver consumindo conteúdo, ou seja, o aplicativo não é o foco do consumidor, ele utilizará apenas para rápidas informações complementares, como o placar de um jogo alternativo ao que ele está assistindo.

As redes sociais, indispensáveis a qualquer negócio na atualidade, são importantes para o reforço da marca, fidelização dos usuários, estabelecimento de um canal de comunicação (SAC natural) e geração de tráfego para o site da ESPN. Há toda uma produção de conteúdo e notícias (cerca de 200 notícias por dia) direcionada para as redes sociais, o que gera milhares de fãs e citações da marca por dia. O uso da plataforma das redes sociais é uma estratégia de longo prazo, pois o desafio não é obter fãs, e sim o que fazer com eles.

CONCLUSÃO

A ESPN foca no conceito Everywhere, que busca atingir o usuário/consumidor em qualquer lugar, a qualquer hora do dia, por isso o uso das multiplataformas citadas anteriormente. Seu objetivo é: “Sempre relevante. Sempre Esporte”. Alguns dos principais desafios enfrentados pela ESPN na aplicação desse conceito são: a educação do mercado para o uso de todos os devices disponíveis e estar constantemente preparado para acompanhar as novas tecnologias.


Andressa Fujiwara, Mariana Oliveira, Marsella Garcia e Tamara Fagundes


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