Palestrante: Cássio Brandão - dia 26/03/12
A ESPN completará 23 anos no
Brasil, em 2012. Alcança mais de 300 milhões de lares em aproximadamente 190
países, sendo 3,5 milhões no Brasil. Em 1989 foi o primeiro canal exclusivo de
esportes no Brasil.
Na
TV, a ESPN Brasil possui dois canais e transmitem os principais eventos
esportivos do mundo, como por exemplo: UEFA Champions League,NBA, Grand Slams
de Tênis, Futebol Americano (NFL e Super Bowl), e os ESPN X Games.A ESPN no
Brasil é reconhecida pela mídia e pela audiência devido a qualidade nas
transmissões, comentários neutros, sem ufanismo e credibilidade de seus
profissionais.
O esporte é paixão. Paixão essa que movimenta
uma grande quantidade de dinheiro e traz investimentos imensos para diversas
áreas, com retorno expressivo e resultados positivos. Isso explica o porquê do
constante crescimento do mercado esportivo, que nos próximos anos tende a
agravar devido aos grandes eventos esportivos que acontecerão no país. Ou seja,
haverá uma legião de fãs, que estarão dispostos a pagar um bom preço pela sua
paixão - um produto esportivo –, resultando em lucros expressivos para as
marcas que trabalham com o ramo esportivo. Esse cenário abrange outros setores
também, é um momento de grandes oportunidades, empresas crescerem, entrarem em
contato com um público novo e aprofundar o relacionamento com o público já
fidelizado. E a diferença entre o sucesso e o fracasso é apresentar um
diferencial, uma inovação para seu público, ou seja: fugir do lugar comum.
A Copa 2014 não está longe, e já é notável como
um país como o nosso está se movimentando por causa do esporte, comprovando
como esse esporte tem força e representatividade no mercado financeiro. Só na
Copa, será investido mais de 50 bilhões de reais em comunicação e
infraestrutura, além de alavancar o turismo no país, o que aumenta o consumo e
a aplicação de dinheiro.
http://jornaldachapada.files.wordpress.com/2011/02/copa-2014-blog1.jpg?w=640
Todo esse movimento está interagindo com plataformas
digitais, que ajudaram a divulgar e aumentar o poder expressivo do esporte no
mundo digital. Hoje, não são as marcas que comunicam apenas, os próprios
consumidores são os emissores de conteúdo, e ainda, eles interagem com as
marcas, o que demonstra maior envolvimento emocional com o esporte. É uma
oportunidade, na qual as empresas esportivas podem aproveitar para vender mais
e construir uma relação duradoura com os seus consumidores, através de
informação de qualidade, relevância, credibilidade.
É importante, também, a marca estar disponível.
A tendência atual é a marca procurar o consumidor, e não o contrário. Por isso,
é vital para um bom relacionamento que sua marca estabeleça vários pontos de
contato com o consumidor: TV, site, smartphone, rádio, revista, jornal. De
todas essas plataformas, a que atrai cada vez mais atenção das empresas é o
celular. O público brasileiro está situado no mobile. Estamos com o celular durante
todo o dia, além de ser prático, rápido. Ler um conteúdo, compartilhá-lo, gerar
informação, tudo isso pode ocorrer no caminho para o trabalho, na pausa de uma
reunião, etc. É no smartphone que você encontra seu consumidor.
E foi na a importância das novas plataformas
digitais no mercado esportivo que o
palestrante Cássio Brandão, gerente de publicidade digital do canal esportivo
ESPN, focou, pois cada vez mais, as pessoas usam das múltiplas plataformas de
comunicação para dialogar sobre o que estão fazendo, o que gostam, quais marcas
preferem e inúmeras atividades. Alguns dados passados pelo palestrante refletem
como as pessoas estão mais conectadas e informadas, usando mais de uma
plataforma midiática:
http://macmagazine.com.br/wp-content/uploads/2011/10/17-espn-600x457.png?cda6c1
- 61% usuários voltam mais de uma vez por dia para o site,
- 18% voltam em no máximo 3 dias ( rodadas dos campeonatos de
futebol).
- 74% acompanham esportes de 5 a 7 vezes pode semana; 51% preferem
programas esportivos.
- 34% utilizam mais de uma mídia ao mesmo tempo.
- Brasil – 70 Milhões de internautas
- 61% acessam conteúdo esportivo
- Durante a cobertura de grandes eventos (Copa, Jogos
Pan-americanos, Olimpíadas), é o momento em que os canais de esporte atingem o
pico de audiência, mas ao término da cobertura, a audiência cai, porém não
volta a ser tão baixa como no patamar anterior.
Com esses dados, conclui-se que as marcas podem
aproveitar esse potencial para entrar em contato com um público novo e para se
inserir no meio digital, interagindo mais e com maior profundidade com seus
consumidores. Essa é nova estratégia do século XXI para as empresas continuarem
ativas no mercado.
A seguir
temos alguns exemplos de como uma marca deve trabalhar para estar presente em
lugares inusitados de forma inovadora e inesperada, tendo como consequência
agregar valor e aproximar o consumidor à marca.
1- CLARO RONALDO
http://assets1.exame.abril.com.br/assets/pictures/4899/size_380_ronaldo_claro_copa_do_mundo_1-jpg.jpg?1286676992
O texto
conta um pouco sobre a parceria que a Claro firmou com o Ronaldo durante a Copa
do mundo de 2010. A idéia da era
aproveitar a atenção que estava sendo dada ao esporte e trazer um ícone do
futebol brasileiro para agregar valor à sua marca, já que a Claro havia perdido
a corrida para patrocinar o evento para um forte concorrente. E para isso a
marca não fez propaganda, tentou vender plano de telefonia ou aparelho celular,
simplesmente trouxe um ídolo para falar sobre uma paixão do brasileiro, o futebol.
Com comentários da própria autoria do ex-jogador postados no Twitter em tempo
real, a Claro apostou em ganhar pontos com a clientela a partir de informação
relevante. O resultado disso, além de ter feito o Twitter da Claro aumentar em
50 vezes o número de seguidores durante o período da campanha, foi gerar uma
grande mídia para a Claro e melhoria de sua imagem. Tudo isso porque a marca
decidiu ir “buscar” seu cliente em um lugar de seu interesse, com informações
únicas e relevantes.
Link: http://propagandoanda.wordpress.com/2011/03/30/case-claroronaldo-de-30-mil-para-mais-de-1-milhao-de-seguidores/
2- HEINEKEN
O vídeo é sobre
o case da Heineken, onde os consumidores são “enganados” por chefes, namoradas
e professores a assistir um concerto clássico na mesma hora de um jogo entre
dois times tradicionais de futebol. A Heineken, marca de cerveja, juntou a sua
marca o futebol, pois sabe que seu consumir é apaixonado pelo esporte, e sabe
também que esses é um dos momentos que ele julga ser mais adequado para beber sua
cerveja. No entanto a Heineken não trabalhou sua marca em bares, mercados ou
estádios de futebol, ela saiu do lugar comum e criou uma situação para ir
buscar seu consumidor ou outro lugar. Na vida real, no dia a dia, nas
obrigações que você queria “escapar” mas não consegue. E por isso agregou valor
à marca.
3- FOX SPORTS
A Fox
Sports, maior concorrente mundial da ESPN, desenvolveu um aplicativo completo
para o fã de esportes. Com um único download você fica sabendo tudo sobre todos
os esportes e times, com vários updates durante o dia. Dessa forma, mesmo quem
não tem o canal Fox Sports (como é o caso do Brasil, por enquanto) tem uma
experiência positiva com a marca, o que, automaticamente, agrega valor à brand.
Esse é
mais um exemplo de como uma plataforma tradicional (TV) foi buscar seu target
em outra plataforma, oferecendo informação, ao invés de fazer uma propaganda
que não diz nada que o público tenha um interesse genuíno.
Fernanda Alonso
Patricia Segre K. Saad
CSOS 6E
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