Desde o primeiro semestre da faculdade somos bombardeados com informações sobre o início da propaganda, seu contexto e suas consequências. Independente da vertente das explicações, além do american way of life e o superconsumo, existe uma unanimidade quando referem-se a passividade do espectador diante de uma propaganda.
Apesar de no passado as empresas acreditarem no poder garantido de penetração no público alvo, provou-se anos depois que as respostas variam, e não são aceitas quando estão sem pé ou cabeça.
Daí para frente, vocês já sabem. A diversificação dos meios de contato com os consumidores veio à tona. O ato de jogar as informações e esperar que o público alvo agarre assiduamente entrou em extinção. É necessário engajá-los; motivá-los a interagir com a marca e, desse modo, agregar valor a ela.
Nesses ares, nasceu o departamento de Creative Soluctions da FOX. Na Era da modernidade líquida, em que uma informação voa num piscar de olhos, nada mais enriquecedor do que um profissional que retenha nossa atenção. E esse alguém tem nome: o Grande Tetéu - que na verdade chama Carlos Queiroz, nome que sua mãe guardou para uso exclusivo. Ele nasceu na Bahia e há quatro anos trabalha no canal como gerente de Soluções Criativas.
Tetéu durante apresentação para a nossa sala. |
Parece fácil, mas ao contrário do que vem na cabeça, o trabalho não se resume a entregar ideias criativas ao chefe. O conceito é arranjar maneiras de prender os expectadores no seu canal, ao invés de deixá-los livres e soltos para todos os impulsos das outras programações disponíveis. Isso poderia até parecer relativamente simples, se não estivéssemos vivendo num período em que a audiência é fragmentada entre muitos canais, tanto da TV aberta quanto paga. Além disso, Tetéu não pode simplesmente usar um seriado ou personagem apresentado na FOX para criar um comercial de cerveja, por exemplo. Não seria muito difícil prender a atenção alheia, convidando o famoso Homer Simpson e colocando-o provando e adorando uma cerveja qualquer, que não seja a Duff. Mas como ficariam todos os profissionais responsáveis pelos personagens da trama? Não receberiam nenhum centavo?
Por isso, Tetéu e todos os Creatives Soluctions tiveram que buscar outras maneiras de inserir os personagens conhecidos e adorados da televisão, colocando-os no contexto do comercial, sem deixar nenhum roteirista revoltado.
A ideia é basicamente.... DAR A VOLTA NO JURIDICO!
Para isso foram criados os diversos formatos diferenciados, que ele chamou de Produção Customizada. Alguns deles são:
Integração Temática: Criar um peça que remeta a determinada série, ou seja, deixar claro que estão se referindo àqueles personagens. Desse modo, apesar de não estarem usando o ator efetivo, o contexto delimita a séria específica.
Integração do seriado Spartacus com Havaianas. |
Integração do seriado Walking Dead com a câmera Cyber Shot da Sony. |
Nat geo/Versus: Nesse formato, trabalha-se por meio do contexto do canal para transmitir uma informação, ou conhecimento. Assim, o estilo do canal fica claro, mas não remete a nenhum programa específico.
Pantera vs. Chevrolet |
Nat geo/ Sabia que?: Informa os benefícios de um produto aos espectadores, usando o estilo no National Geographic.
Intervenção Openning: Usa o estilo de abertura de filmes e/ou seriados e insere seu comercial. Para burlar o jurídico, no final costuma-se colocar o horário que é transmitido o programa em questão. Assim, ninguém pode reclamar que a propaganda não é sobre um seriado da FOX.
A Creative Solutions tem um extenso portfólio de soluções que pode trazer para seus clientes, tanto em forma de conteúdo televisivo quanto online. Alguns exemplos são encontrados na página da Fox One Stop Media: http://www.foxonestop.com/br/exemplos-tv-online?playlistid=72855935001. Em meio a essas novas tendências do mercado, vemos o surgimento de adaptações cada vez mais inteligentes, como essas criadas pela FOX.
Adriana Zemel
Alessandra Spina
Caio Zalc
Julia Busch
Renata Mesquita
CSOS6A
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