A indústria do entretenimento está
em conflito há uns bons anos. Os lados são vários – de roteiristas a estúdios, veículos e anunciantes, com um interesse comum: o de lucrar com
a propriedade criativa que tanto investiram o seu tempo e dinheiro. As lutas
entre as partes funcionam de um jeito bem simples que todos já conhecemos – uns alegam ter mais direitos
sobre determinada propriedade do que outros.
Neste cenário, conhecemos um ex-redator publicitário, ex-aventurado como roteirista para animações infantis em 3D, e hoje gerente de Creative Solutions da
FOX Broadcasting Company, cargo que é a nova arma do veículo para sobreviver à essa guerra.
Creative Solutions - a investida das emissoras em levar conteúdo relevante aos seus espectadores e rentável para seus anunciantes.
Creative
Solutions? Oi?
Esse é o cargo de Carlos Queiroz,
que prefere ser atendido como "Tetéu", e é o responsável por manter a atenção dos anunciantes e espectadores voltados para a sua
emissora. Basicamente, ele e sua equipe pensam em formatos que façam as pessoas ficarem assistindo aos comerciais da FOX.
Carlos Queiroz - o "Tetéu" - em palestra na ESPM - SP.
Esse é o principal desafio de Carlos, que se destrincha em
diversos outros. A Creative Solutions de Tetéu
vive em um mundo paradoxal. Ela trabalha com uma audiência fragmentada, que se entope de informação e só presta atenção no que lhe interessa, mas que, ao mesmo tempo, é desesperada por conteúdo interessante – e real. Tetéu afirma que as pessoas
precisam trazer a ficção para a realidade. As pessoas precisam ficar próximas de personagens fictícios – eles se tornam reais e muito
presentes na vida delas. Tragédias espetacularizadas são necessárias para que as pessoas vejam
mais ficção no mundo. O excesso de
informação se torna lúdico e abraça as pessoas juntas por uma
causa. Tetéu lida com uma audiência difícil de chamar a atenção, mas que se apaixona facilmente por algo que lhe
interesse.
Os lutadores de MMA Anderson Silva e Chael Sonnen - as pessoas necessitam de uma rivalidade espetacularizada, que define identidades e abraça causas; a tensão entre os atletas é real, e emocionante.
Não bastasse a audiência dinâmica, a Creative Solutions atenta-se ao grande problema que move a guerra no entretenimento: os
direitos de propriedade intelectual. Quando uma marca (no caso, anunciantes da
FOX), associa o seu produto diretamente aos programas (criados pelos estúdios e roteiristas), é acusada junto com a emissora
de uso indevido de propriedade intelectual. E isso traz graves problemas pra todo mundo. A Creative Solutions tem a difícil tarefa de estabelecer formatos que coloquem marca e
conteúdo juntos no intervalo
comercial da FOX, para prender a atenção do espectador, enquanto deve
evitar o uso direto deste conteúdo para não ferir os direitos autorais dos demais envolvidos. O conteúdo a ser proposto pela equipe de Tetéu deve agradar tanto a espectadores, como anunciantes e estúdios.
Exemplo de produção customizada - como associar um produto a uma série sem abusar de propriedade intelectual.
via "A Realidade dá um Baile na Ficção"
/http://accm-espm-2-2011.blogspot.com.br/2011/09/realidade-da-um-baile-na-ficcao-e.html
Apesar
dos problemas e oportunidades que inicialmente parecem difíceis de serem encontradas, Tetéu tem em mãos diferencais como o Fox One Stop Media, oferecido pela
emissora para o mercado publicitário, integra todos os canais
da FOX em um canal multiplataforma, que engloba tanto o conteúdo dos canais tradicionais quanto a divisão digital da emissora e suas divisões. A criação de peças publicitárias voltadas ao meio são de baixo custo, e representam um bom diferencial que a
Creative Solutions tem diante da concorrência.
A
sociedade e a indústria clamam por mais Peter
Griffins, Polvos Pauls, Temperances Bones e Glee Clubs. Quando eles aparecem, a
guerra entre os donos do conteúdo se acirra e todos querem um
pedaço do sucesso. Sem
espetacularizar a briga, o trabalho semiutópico de Tetéu quer apenas garantir que não
saiam perdedores em uma luta que os espectadores não querem ver terminar tão
cedo.
_________________________________________________________________________________
CSOS 6D
André De Nardi Senna Moraes
Caio Palmeira Cardoso de Sá
Fernando Bezerra Olimpio Gomes
Jean Michel Rollo Nasrallah
Jean Michel Rollo Nasrallah
Lucas Rodrigues Chiapineli de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário