terça-feira, 3 de abril de 2012

Os criativos de mercado e a guerra pelo conteúdo

A indústria do entretenimento está em conflito há uns bons anos. Os lados são vários de roteiristas a estúdios, veículos e anunciantes, com um interesse comum: o de lucrar com a propriedade criativa que tanto investiram o seu tempo e dinheiro. As lutas entre as partes funcionam de um jeito bem simples que todos já conhecemos uns alegam ter mais direitos sobre determinada propriedade do que outros.

Neste cenário, conhecemos um ex-redator publicitário, ex-aventurado como roteirista para animações infantis em 3D, e hoje gerente de Creative Solutions da FOX Broadcasting Company, cargo que é a nova arma do veículo para sobreviver à essa guerra.

Creative Solutions - a investida das emissoras em levar conteúdo relevante aos seus espectadores e rentável para seus anunciantes.

Creative Solutions? Oi? 
Esse é o cargo de Carlos Queiroz, que prefere ser atendido como "Tetéu", e é o responsável por manter a atenção dos anunciantes e espectadores voltados para a sua emissora. Basicamente, ele e sua equipe pensam em formatos que façam as pessoas ficarem assistindo aos comerciais da FOX.


Carlos Queiroz - o "Tetéu" - em palestra na ESPM - SP.

Esse é o principal desafio de Carlos, que se destrincha em diversos outros. A Creative Solutions de Tetéu vive em um mundo paradoxal. Ela trabalha com uma audiência fragmentada, que se entope de informação e só presta atenção no que lhe interessa, mas que, ao mesmo tempo, é desesperada por conteúdo interessante e real. Tetéu afirma que as pessoas precisam trazer a ficção para a realidade. As pessoas precisam ficar próximas de personagens fictícios eles se tornam reais e muito presentes na vida delas. Tragédias espetacularizadas são necessárias para que as pessoas vejam mais ficção no mundo. O excesso de informação se torna lúdico e abraça as pessoas juntas por uma causa. Tetéu lida com uma audiência difícil de chamar a atenção, mas que se apaixona facilmente por algo que lhe interesse.

Os lutadores de MMA Anderson Silva e Chael Sonnen -  as pessoas necessitam de uma rivalidade espetacularizada, que define identidades e abraça causas; a tensão entre os atletas é real, e emocionante.

Não bastasse a audiência dinâmica, a Creative Solutions atenta-se ao grande problema que move a guerra no entretenimento: os direitos de propriedade intelectual. Quando uma marca (no caso, anunciantes da FOX), associa o seu produto diretamente aos programas (criados pelos estúdios e roteiristas), é acusada junto com a emissora de uso indevido de propriedade intelectual. E isso traz graves problemas pra todo mundo. A Creative Solutions tem a difícil tarefa de estabelecer formatos que coloquem marca e conteúdo juntos no intervalo comercial da FOX, para prender a atenção do espectador, enquanto deve evitar o uso direto deste conteúdo para não ferir os direitos autorais dos demais envolvidos. O conteúdo a ser proposto pela equipe de Tetéu deve agradar tanto a espectadores, como anunciantes e estúdios.

Os caminhos para esse objetivo, apesar de difíceis de terem uma solução, são inúmeros. Tetéu aposta no fato de que apesar de os estúdios serem os donos das séries e filmes veiculados pela emissora, eles não são donos do tema que abordam. Já a marca de seu anunciante pode ser associada ao tema da série sem estar necessariamente associada à série propriamente dita. Os formatos variam entre product placement na abertura de um dos programas , cenas feitas pelo próprio canal que lembram o tema da série, curiosidades que exaltem atributos de um produto. Apesar de mais caro, a produção customizada engaja mais a audiência e evita problemas com os advogados dos estúdios.

Exemplo de produção customizada - como associar um produto a uma série sem abusar de propriedade intelectual.
via "A Realidade dá um Baile na Ficção" 
/http://accm-espm-2-2011.blogspot.com.br/2011/09/realidade-da-um-baile-na-ficcao-e.html


Apesar dos problemas e oportunidades que inicialmente parecem difíceis de serem encontradas, Tetéu tem em mãos diferencais como o Fox One Stop Media, oferecido pela emissora para o mercado publicitário, integra todos os canais da FOX em um canal multiplataforma, que engloba tanto o conteúdo dos canais tradicionais quanto a divisão digital da emissora e suas divisões. A criação de peças publicitárias voltadas ao meio são de baixo custo, e representam um bom diferencial que a Creative Solutions tem diante da concorrência.

A sociedade e a indústria clamam por mais Peter Griffins, Polvos Pauls, Temperances Bones e Glee Clubs. Quando eles aparecem, a guerra entre os donos do conteúdo se acirra e todos querem um pedaço do sucesso. Sem espetacularizar a briga, o trabalho semiutópico de Tetéu quer apenas garantir que não saiam perdedores em uma luta que os espectadores não querem ver terminar tão cedo. 
_________________________________________________________________________________

CSOS 6D

André De Nardi Senna Moraes
Caio Palmeira Cardoso de Sá
Fernando Bezerra Olimpio Gomes
Jean Michel Rollo Nasrallah
Lucas Rodrigues Chiapineli de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário