segunda-feira, 16 de abril de 2012

Maior jornal do mundo

                  O tempo tem ficado cada vez mais corrido para todas as pessoas que, para não chegar atrasado aos seus compromissos, deixam de fazer coisas que antes já faziam parte da sua rotina. A leitura matinal do jornal, por exemplo, vem sendo freqüentemente trocada pelos portais dos veículos comunicação. Assim, o conteúdo físico acaba muitas vezes sendo substituídos pelas páginas virtuais da Internet.
                  Foi nesse cenário que surgiu o Jornal Metro, considerado o maior jornal do Mundo, que entrega de forma gratuita conteúdo para quem está na correria do seu dia a dia. Atualmente, O Metro está presente em 131 cidades de 22 países, com seus textos curtos e diretos, que possibilita o leitor se manter informado em 15 minutos. No Brasil, que atende a 8 cidades diferentes, 400 mil exemplares são entregues de segunda a sexta, o que o torna o segundo maior em tiragem em relação aos demais.
                  Um dos fatores que explica esse número expressivo se deve ao fato do país ser o único que faz a distribuição de forma mais pessoal, não se restringindo apenas a pontos fixos. No total, são 610 pessoas treinadas que entregam das 7h00 às 9h00 os jornais, sempre olho a olho para que a confiança das linhas escritas já seja transmitida antes mesmo de ser entregue.
                  Essa preocupação acerca da credibilidade do que vem sendo escrito, é algo que o jornal sempre busca transmitir aos seus leitores. Por ele ser gratuito, muitas vezes pode se correr o risco das pessoas não darem credibilidade ao conteúdo. Para isso, o jornal que faz parte do Grupo Bandeirantes de Comunicação (um dos principais do Brasil), conta com conteúdos do próprio Grupo, além utilizar matérias realizadas pelos países que o jornal está presente.
                  Nenhum outro veículo possui a capacidade de entregar tantos samplings “olho no olho”  para o leitor e é dessa forma que a  distribuição  permite que o jornal realize diversas ações de guerrilha desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada anunciante. Torna-se, portanto uma plataforma de informações de simples e rápido acesso, que pode ser adaptável para necessidade da marca.
Um exemplo interessante dessas ações foi uma edição especial para o lançamento da série  The Walking Dead, onde os promotores, que distribuem o jornal, foram maquiados e treinados para anda igual zumbis enquanto distribuíam uma edição com uma sobre capa divulgando a série. Essa ação também gerou buzz nas redes sociais, o que aumentou positivamente o efeito da campanha, trazendo mais resultados para o anunciante.



Por: Adriana Salles, Pedro Penteado e Vinicius Santini - 6E

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