O
tempo tem ficado cada vez mais corrido para todas as pessoas que, para não
chegar atrasado aos seus compromissos, deixam de fazer coisas que antes já
faziam parte da sua rotina. A leitura matinal do jornal, por exemplo, vem sendo
freqüentemente trocada pelos portais dos veículos comunicação. Assim, o
conteúdo físico acaba muitas vezes sendo substituídos pelas páginas virtuais da
Internet.
Foi
nesse cenário que surgiu o Jornal Metro, considerado o maior jornal do Mundo,
que entrega de forma gratuita conteúdo para quem está na correria do seu dia a
dia. Atualmente, O Metro está presente em 131 cidades de 22 países, com seus
textos curtos e diretos, que possibilita o leitor se manter informado em 15
minutos. No Brasil, que atende a 8 cidades diferentes, 400 mil exemplares são
entregues de segunda a sexta, o que o torna o segundo maior em tiragem em
relação aos demais.
Um
dos fatores que explica esse número expressivo se deve ao fato do país ser o
único que faz a distribuição de forma mais pessoal, não se restringindo apenas
a pontos fixos. No total, são 610 pessoas treinadas que entregam das 7h00 às
9h00 os jornais, sempre olho a olho para que a confiança das linhas escritas já
seja transmitida antes mesmo de ser entregue.
Essa
preocupação acerca da credibilidade do que vem sendo escrito, é algo que o
jornal sempre busca transmitir aos seus leitores. Por ele ser gratuito, muitas
vezes pode se correr o risco das pessoas não darem credibilidade ao conteúdo.
Para isso, o jornal que faz parte do Grupo Bandeirantes de Comunicação (um dos
principais do Brasil), conta com conteúdos do próprio Grupo, além utilizar
matérias realizadas pelos países que o jornal está presente.
Nenhum
outro veículo possui a capacidade de entregar tantos samplings “olho no
olho” para o leitor e é dessa forma que
a distribuição permite que o jornal realize diversas ações de
guerrilha desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada anunciante. Torna-se,
portanto uma plataforma de informações de simples e rápido acesso, que pode ser
adaptável para necessidade da marca.
Um exemplo
interessante dessas ações foi uma edição especial para o lançamento da
série The Walking Dead, onde os
promotores, que distribuem o jornal, foram maquiados e treinados para anda
igual zumbis enquanto distribuíam uma edição com uma sobre capa divulgando a
série. Essa ação também gerou buzz nas redes sociais, o que aumentou
positivamente o efeito da campanha, trazendo mais resultados para o anunciante.
Por: Adriana Salles, Pedro Penteado e Vinicius Santini - 6E
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