Antes de contar vamos mostrar porque isso
pode ser interessante para algumas empresas.
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O
Mercado mundial de games cresceu em 5 anos mais do que qualquer outro segmento
do entretenimento: cerca de 10% ao ano.
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A
indústria de games é a terceira maior do mundo, ficando atrás apenas de armas e
carros.
Os advergames são jogos feitos para vender
uma marca, produto ou idéia. Podem ser de graça, envolver uma compra ou até
serem vendidos em lojas de jogos comuns.
Se você é uma pessoa que não acredita no
poder dos advergames, está na hora de começar a repensar!!
Após a apresentação do empresário e dono da
Webcore Games, Fernando Chamis,
pudemos perceber que o assunto é muito maior do que apenas joguinhos....
Sabia que a exposição de marca em um advergame varia de 5 a 30 minutos, tempo
muito maior do que propagandas, anúncios e etc? É..nós também não sabíamos; e
isso não atinge apenas o público masculino e infantil, na verdade 30,5% dos
jogadores tem entre 35 e 49 anos, e entre os que preferem jogos casuais, ou
seja, que não levam grande tempo de aprendizagem, 57% são mulheres, isso
mesmo...mulheres. 45,8% das mulheres com acesso a internet no Brasil jogam
games casuais.
Quer saber mais? O mundo
da diversão e entretenimento para venda de marcas, produtos e ideias não para
por ai. Existem outras formas de inserir conteúdos de marcas nos jogos, o
product placement é quando o jogador utliza o produto dentro do jogo e o In
game advertising é o anúncio dentro do jogo, como outdoors dentro de jogos de
corridas. Os games dentro das redes sociais, como Farmville do Facebook é outra
ferramenta que vem tomando espaço, em poucos anos e já movimenta
aproximadamente no Brasil 300 milhões por ano.
A maior pergunta das marcas deve ser, e Quem
paga essa brincadeira toda? Bom, dependendo dos objetivos da marca, esses jogos
se pagam sozinhos, ou é necessário um investimento, que diferente de gerar
lucro pode gerar maior contato, conhecimento, proximidade ou outras coisas que
não podem ser mensuradas em vendas a curto prazo.
Só porque você, que estuda marketing ou
publicidade e não sabia tudo isso sobre esses “joguinho”, os advergames, não
quer dizer que grandes empresas também não sabiam. Isso mesmo, as grandes
empresas já estavam adiantadas em relação a essa ferramenta tecnólogica e
usavam nos negócios antes mesmo de muito de nós termos nascido. Os primeiros
advergames surgiram no início dos anos 80 através de marcas inovadoras como Johnson&Johnson, Pepsi, Pizza Hut e outras. Desde então essa
ferramenta se tornou uma forma de atingir os consumidores, e só tende a crescer
com o desenvolvimento tecnólogico e a mudança do comportamento dos consumidores.
O mundo mudou, o comportamento do consumidor mudou,
hoje ele quer participar, interagir, criar e colaborar com as marcas, e através
dos jogos eles podem estar em mais contato com a marca, e é por isso que essa
plataforma esta em alta, o mercado
cresce e empresas especializadas surgem para atender a demanda.
Alguns exemplos de cases de sucesso, apresentados pela
Webcore.
Case público Infantil
Loja Pernanbucanas
Para falar com o público infantil na camapanha do Dia
das Crianças, a Pernanbucanas quis inovar e por isso procurou a Webcore. A
Webcore desenvolveu um hotsite, o Clube Irado, onde as crianças podiam
interagir com a marca baixando conteúdos e se comunicando com os amigos através
de materiais da marca(cartões visuais) e através do próprio site. Nesta pagina
as crianças também podiam se
entreter com 7 jogos, direcionados para meninos e meninas. Os visitantes tem
acesso a diversas áreas neste hotsite, poderão baixar wallpapers exclusivos e
também enviar cartões virtuais para os amigos. No hotsite os visitantes podiam
se informar sobre a programação infantil da loja que durou 1 mês, assim como o
site.
Esse é uma indústria que
deve ser explorada pelas marcas, pelos publicitarios e marketeiros.
Quem não entrar na onda vai
ficar para trás.
Essa é a hora de arriscar e
tentar entrar nesse meio, que na maioria das vezes traz resultados muito
positivos. As marcas devem aproveitar o crescimento da tecnologia abrindo novas
possibilidades para encantar o consumidor, que busca um nos jogos um novo ponto
de contato com a marca, no qual ele pode escapar da sua realidade e adquirir
algumas experiências para seu dia a dia.
Grupo:
Bárbara Sayão
Helena Camargo
Livia Mansor
Maria Luiza da Cunha
Marina Gargiulo
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