quarta-feira, 9 de maio de 2012

Você sabe o que são Advergames?


Antes de contar vamos mostrar porque isso pode ser interessante para algumas empresas.

-  O Mercado mundial de games cresceu em 5 anos mais do que qualquer outro segmento do entretenimento: cerca de 10% ao ano.
-  A indústria de games é a terceira maior do mundo, ficando atrás apenas de armas e carros.

Os advergames são jogos feitos para vender uma marca, produto ou idéia. Podem ser de graça, envolver uma compra ou até serem vendidos em lojas de jogos comuns.
Se você é uma pessoa que não acredita no poder dos advergames, está na hora de começar a repensar!!

Após a apresentação do empresário e dono da Webcore Games, Fernando Chamis,  pudemos perceber que o assunto é muito maior do que apenas joguinhos.... Sabia que a exposição de marca em um advergame varia de 5 a 30 minutos, tempo muito maior do que propagandas, anúncios e etc? É..nós também não sabíamos; e isso não atinge apenas o público masculino e infantil, na verdade 30,5% dos jogadores tem entre 35 e 49 anos, e entre os que preferem jogos casuais, ou seja, que não levam grande tempo de aprendizagem, 57% são mulheres, isso mesmo...mulheres. 45,8% das mulheres com acesso a internet no Brasil jogam games casuais.

Quer saber mais? O mundo da diversão e entretenimento para venda de marcas, produtos e ideias não para por ai. Existem outras formas de inserir conteúdos de marcas nos jogos, o product placement é quando o jogador utliza o produto dentro do jogo e o In game advertising é o anúncio dentro do jogo, como outdoors dentro de jogos de corridas. Os games dentro das redes sociais, como Farmville do Facebook é outra ferramenta que vem tomando espaço, em poucos anos e já movimenta aproximadamente no Brasil 300 milhões por ano.

A maior pergunta das marcas deve ser, e Quem paga essa brincadeira toda? Bom, dependendo dos objetivos da marca, esses jogos se pagam sozinhos, ou é necessário um investimento, que diferente de gerar lucro pode gerar maior contato, conhecimento, proximidade ou outras coisas que não podem ser mensuradas em vendas a curto prazo.

Só porque você, que estuda marketing ou publicidade e não sabia tudo isso sobre esses “joguinho”, os advergames, não quer dizer que grandes empresas também não sabiam. Isso mesmo, as grandes empresas já estavam adiantadas em relação a essa ferramenta tecnólogica e usavam nos negócios antes mesmo de muito de nós termos nascido. Os primeiros advergames surgiram no início dos anos 80 através de marcas inovadoras como Johnson&Johnson, Pepsi, Pizza Hut e outras. Desde então essa ferramenta se tornou uma forma de atingir os consumidores, e só tende a crescer com o desenvolvimento tecnólogico e a mudança do comportamento dos consumidores.

O mundo mudou, o comportamento do consumidor mudou, hoje ele quer participar, interagir, criar e colaborar com as marcas, e através dos jogos eles podem estar em mais contato com a marca, e é por isso que essa plataforma esta  em alta, o mercado cresce e empresas especializadas surgem para atender a demanda.

Alguns exemplos de cases de sucesso, apresentados pela Webcore.

Case público Infantil

Loja Pernanbucanas

Para falar com o público infantil na camapanha do Dia das Crianças, a Pernanbucanas quis inovar e por isso procurou a Webcore. A Webcore desenvolveu um hotsite, o Clube Irado, onde as crianças podiam interagir com a marca baixando conteúdos e se comunicando com os amigos através de materiais da marca(cartões visuais) e através do próprio site. Nesta pagina as crianças também  podiam se entreter com 7 jogos, direcionados para meninos e meninas. Os visitantes tem acesso a diversas áreas neste hotsite, poderão baixar wallpapers exclusivos e também enviar cartões virtuais para os amigos. No hotsite os visitantes podiam se informar sobre a programação infantil da loja que durou 1 mês, assim como o site.



Esse é uma indústria que deve ser explorada pelas marcas, pelos publicitarios e marketeiros.
Quem não entrar na onda vai ficar para trás.

Essa é a hora de arriscar e tentar entrar nesse meio, que na maioria das vezes traz resultados muito positivos. As marcas devem aproveitar o crescimento da tecnologia abrindo novas possibilidades para encantar o consumidor, que busca um nos jogos um novo ponto de contato com a marca, no qual ele pode escapar da sua realidade e adquirir algumas experiências para seu dia a dia. 






Grupo:
Bárbara Sayão
Helena Camargo
Livia Mansor
Maria Luiza da Cunha
Marina Gargiulo

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