terça-feira, 22 de maio de 2012

Futuro ou Presente? Whatever

Esqueça tudo o que você sabe sobre uma agência de publicidade. Como ela funciona, o que ela oferece, como ela ajuda o seu negócio.
Pense em ousadia, pense em criatividade, quebre paradigmas e juntando um bando de malucos você conseguirá chegar próximo ao que hoje representa a CuboCC no mercado brasileiro.
R. Martini
CEO da CuboCC
O que é esta agência? O que ela faz? Ela mesmo responde em seu nome: CuboCC, The Monster Whatever Hotshop.
Não é uma agência que pede briefing, ela pergunta "Qual é a o seu problema?" e resolve. Às vezes não é nem com um plano de comunicação ou de branding, pois a Cubo dá ao cliente soluções que vêm de todos os âmbitos do negócio, até alteração de embalagem já aconteceu na Kraft por recomendações vindas do Whatever.
A filosofia Whatever é o que não limita os colaboradores da Cubo. Pensando desta maneira, as soluções estão fora da caixa, fora do bumbo, fora de tudo e trazem sim bons frutos aos negócios dos clientes. Mas as estratégias internas para chegar nestes resultados também são importantes, um exemplo é a preferência por sempre manter os bons profissionais dentro da Cubo e valorizar aqueles que conseguem ser criativos e planners ao mesmo tempo, chamando-os de Concepts.
"A coisa mais importante pro sucesso da Cubo foi pegar um mercado coxinha e transformar em um modelo diferente" diz Rene de Paula. A Cubo percebeu que as agências tradicionais não queriam saber de coisa nova, mas os clientes queriam, e é aí que vem a parte mais chave de todo o discurso do Diretor de Inovações.
Rene de Paula e o seu Check In na ESPM
Não adianta discorrer neste texto cases da holding da Cubo, a encubadora, a produtora Iceland ou o modo de produtividade Pon6. Já entendemos que é um negócio absurdo, fora de tudo que já foi visto no meio digital e que isso dá muito certo. O que pode ser mais aproveitado das palavras de Rene são ensinamentos de carreira. O maior deles é que nenhum profissional deve ficar acomodado, todo publicitário que se preze tem que buscar coisas novas fora do seu sistema já implantado. Tem que ter humildade também, quem tá com a mão na massa às vezes acerta e não sabe nem por que acertou, e aí pode tomar bolada nas costas quando menos esperar.
Um dos ensinamentos mais valioso da CuboCC é que a maior parte do mercado espera o futuro, mas poucos percebem que temos em mãos o poder de moldar o próprio futuro.
Claro que todo esse funcionamento Whatever não é pra qualquer cliente, mas quem topar o desafio estará tomando um passo importante.
Whatever, Concepts, Online e Offline misturado, este é o modelo da CuboCC.

CSOSC6C
Luis Fernando Cardoso
Marcelo Spina Jr.
Matheus Fahel
Pedro Aranha

Nenhum comentário:

Postar um comentário