O termo “Marketing de
Guerrilha” tem origem nas atividades bélicas, para denominar um tipo de guerra
nenhum um pouco tradicional, no qual o maior objetivo era transmitir suas
ideias de tal maneira, que consequentemente acabaria eliminando toda a
concorrência.
Essa estratégia, no
marketing, teve inicio na década de 70 devido à ineficácia da propaganda
naquela época e isso gerou uma necessidade
de novas técnicas publicitárias.
No entanto, essa prática intensificou-se nos anos 80, com Jay Conrad
Levinson e o seu livro “Marketing de Guerrilha”.
Em seu livro,
Levinson afirmava que era possível inovar em campanhas e ações publicitárias,
usando a criatividade, e tudo isso a um investimento muito baixo. E como fazer
isso? Intervenções no meio da rua e outros locais públicos, criação de espaços
para cada ação e até mesmo mídias em locais inusitados.
Antes de nos
aprofundarmos nisso, precisamos entender melhor o conceito de Marketing de
Guerrilha:
O principal
conceito desse técnica do marketing é maximizar os efeitos da comunicação e os
seus recursos, ao mesmo tempo que você está minimizando seus custos. A idéia é
impactar as pessoas para gerar buzz, e a mensagem se disseminar através do
velho e famoso “boca a boca”.
Mas precisamos
entender também que o Marketing de Guerrilha não significa você simplesmente
chegar em um local público e armar a maior confusão, para chamar a atenção das
pessoas. As empresas, marcas e agências precisam ter precaução e planejar
corretamente qual a melhor abordagem de comunicação, para que a sua idéia seja
criativa o suficiente e impacte o público de maneira correta e positiva.
É muito fácil você
chegar no meio da cidade e “armar um circo” para chamar a atenção de todos...e
esse é o desafio do Marketing de Guerrilha: impactar, inovar, ser criativo e
fazer tudo isso a investimento muito baixo, não é para ser uma ação despojada
ou apenas engraçada, é primordial atingir seus objetivos de marketing através
dela..
Uma ação de
guerrilha precisa ser ainda mais estratégica e bem planejada, pois não há
intermediários na comunicação e sim a marca interagindo diretamente com o
consumidor.
Abaixo temos
diferentes tipos de ações de Marketing de Guerrillha:
- Emboscada
São
ações que acontecem em locais com grande concentração de pessoas, ou seja, em
eventos, feiras e até mesmo competições. Outro fator importante para esse tipo
de guerrilha é a presença de patrocinadores concorrentes nos locais, como uma
espécie de contra-ataque. Ou seja, é uma forma de fazer a sua marca presente em
um evento patrocinado pela outra.
Um exemplo de emboscada aconteceu na maratona de
Boston em 2003. O evento era patrocinado pela Adidas e nesse ano a Reebok levou
500 estudantes com a frase “The pain train is coming” tatuada na testa,
representando sua marca.
- Intervenção
Urbana
A intervenção urbana vem com o
conceito de manifestações artisticas, de diferentes naturezas, como pinturas,
esculturas grafites e outros. Isso chama a atenção das pessoas para a marca,
devido a sua visibilidade.
Ação da K-swiss no
torneio de Roland Garros.
-Blitz
Essa
expressão é originada da palavra alemã Blitzkrieg e significa “guerra de
relampâgos” Ou seja, essa ação consiste nos fatores: surpresa, rapidez e
agressividade.
Promoção portas abertas Renault
A
Renault Dijon, concessionária instalada em Juiz de Fora
(MG) divulgou a promoção de fábrica “Portas Abertas Renault”.
O
indivíduo visitava o ponto
de venda e testava uma chave em um
determinado modelo e se o carro ligasse, era seu. Dessa forma concorria a cinco
Renault Sandero e a vale-compras de até R$ 300,00.
Neste
dia também foi feita a divulgação da linha Renault com taxas a partir de 0%,
destacando ofertas nos modelos Sandero, Logan e Clio.
Para ativação da promoção,
a GP Integrada, empresa de marketing promocional e eventos de Juiz de Fora fez uma ação de blitz noturna
e outra de panfletagem no sinal.
A blitz noturna aconteceu nos principais bares
e restaurantes localizados na Zona Sul da cidade.
Já a panfletagem no sinal foi realizada nas vias
centrais que dão acesso à concessionária.
Um detalhe interessante na ação foi que junto com os
panfletos eram distribuídas chaves para serem testadas na concessionária,
incentivando a participação dos condutores na promoção. Assim, nunca um
panfleto foi tão desejado e solicitado por quem recebia.
- Performance
Modalidade de
marketing de guerrilha relacionada a atividade teatrais, musicais e de poesia.
Em resumo são ações focadas e assertivas para gerar resultado. “…são
as ações criadas em lugares públicos, de grande movimentação, com o objetivo de
chamar a atenção das pessoas que passam pelo local. São criados shows
relâmpagos, instalações, passeatas e qualquer outro tipo de atuação que atraia
os olhares do público.”[Possamai, Ana Paula, 2007]. São ações bem
estruturadas que podem envolver ou não o target da marca.
Para seu sucesso é
necessário que seus planejadores e executores entendam seu publico-alvo e o
posicionamento que querem comunicar. Os participantes, parte integrante da
ação, devem entender o real conceito dela serem dotados de dotes teatrais para
incorporar os papéis necessários, garantindo veracidade.
Outro fator
importante é o roteiro, este deve ser bem definido, podendo-se replicar esta
ação em outros momentos ou locais.
Pode-se ‘medir’ a
efetividade da ação se ela resultar em vídeos e comentários nas redes sociais,
caso contrário, não houve impacto no público-alvo.
KLM Portugal, ação
de comemoração de 70 anos da empresa no aeroporto.
- Viral
Técnica de marketing
que explora as redes sociais para gerar buzz e garantir conhecimento de marca.
O conceito consiste em idéias, fatos e eventos que são transmitidos e se espalham
como o processo epidemico.
O primeiro contato é
lento e com baixos niveis de abrangência, a qualidade dos ‘infectados’ é mais
importante do que a quantidade.
Em um segundo tempo a
ação começa a adquirir grandes proporções.
O sucesso dessa ação
depende de seu formato: não deve ser intrusivo. Deve ser estruturado de acordo
com a mensagem e utilizar corretamente as plataformas de comunicação e a
abordagem criativa.
O marketing viral
costuma usar recursos tecnológicos, sobretudo a internet.
Também é importante
estar atento aos acontecimentos do mundo para fazer a ação na hora certa, por
exemplo a ação da T-Mobile que foi feita na época do casamento real do principe
William e Kate Middleton; se esta ação tivesse sido divulgada tempos depois do
casamento, não haveria a repercussão que teve.
Outra característica
deste tipo de ação é que ela não deixa claro o interesse comercial em torno da
ação, por isso na ação da T-Mobile mencionada, o nome da empresa só é divulgado
no final.
Royal Wedding - T
Mobile
- Buzz
Esse tipo de ação,
também conhecida como Marketing do Bochicho ou Marketing Boca a boca, tem como
objetivo estimular, de forma espontânea, os comentários sobre produtos,
empresas e pessoas, que devem partir de fontes que possuam poder de influência
ou credibilidade.
A diferença entre
essa modalidade e o Marketing Viral é que não há a necessidade de identificação
com quem está realizando a ação.
Um exemplo de Buzz é
a ação da Skol para a Páscoa de 2012 para os fãs que mais interagirem com a
fan-page da marca. Em parceria com uma chocolateria, o ovo chamado de
“Redondinho” é trufado e seria lançado em um mini-engradado com 6
unidades.“Criamos um ovo feito com cerveja para presentear nossos fãs mais
engajados e também daremos a oportunidade para aqueles que são apaixonados pela
marca comprarem a novidade”, afirma Pedro de Sá Earp, diretor de marketing de
Skol.
- Sniping
A ação de Sniping são
utilizadas com o apoio de personalidades e/ou formadores de opinião e pode
ocorrer em diversos de negócios como esporte, moda, cultura,etc. A escolha
dessas personalidades deve ser feita de acordo com a visibilidade das
marcas/produtos em seus respectivos ambientes. Além disso, deve ser feita de
maneira espontânea e natural.
Os resultados podem
ser medidos por meio do volume de vendas, aumento de share of mind e
repercussão de qualquer natureza.
A Sky, empresa de Tv
por assinatura, fez uma ação do tipo no aeroporto de São Paulo que contou com a
presença da modelo, Gisele Bundchen.
Grupo: Mariana Giannini, Nathalia Ribeiro e Tatiana Maciel – CSO 6B
Nenhum comentário:
Postar um comentário