Procura-se
inovação
“Certeza é para os fracos, não temos certeza em nada
quando se diz respeito a comunicação”
Rene
de Paula – diretor de novos negócios da CuboCC
Frase
de abertura da palestra de Rene de Paula sobre inovação, a sentença acima
resume o momento que vivemos na comunicação.
Atualmente,
o mercado publicitário brasileiro sofre um déficit de criatividade e inovação.
O digital há tempos não é uma novidade e todos os dias somos bombardeados por
conteúdos similares, que não se destacam e não cumprem seu papel de atrair
atenção e divulgar suas causas de modo eficiente.
A
quantidade de informação é massiva e seus efeitos sobre os receptores é cada
vez menor.
Orkut,
facebook, twitter, youtube, são notícia velha e no entanto esse modelo digital
é esticado pelas agências, que se agarram a essa causa até o último segundo,
buscando o BV desesperadamente.
Esta
distorção é um fenômeno brasileiro, e na falta de boas idéias e inovação,
continua sendo a bola da vez para as agências. E essas são as mesmas que não entendem o cliente e por este motivo não conseguem oferecer o que é
pedido e às vezes nem mesmo entender o que é pedido. Vale lembrar também que
tudo o que é novo hoje, deixará de ser novidade amanhã.
E
qual a consequência disso?
Trabalhos pobres em
termos de criatividade, repetição de idéias e clientes insatisfeitos que buscam
suas próprias soluções, como o grupo Pão
de açúcar, que possui um núcleo interno
de inovação que trabalha exclusivamente para criar modelos novos, que abracem
as necessidades da empresa e cumpram o papel de destacar os produtos e agregar
valor à marca.
Existe
uma demanda crescente por inovação, criatividade. As empresas querem levar
“tapa na cara”e estão procurando por isso, é uma necessidade real do mercado e
é nesse cenário que surgem agências dispostas a ter resultados de verdade ao
invés de se preocuparem em parecer bacanas.
A CuboCC é uma das
agências que busca sair desse modelo quadrado, na verdade busca sair de
qualquer modelo que já exista no mercado. Com um planejamento de 5 anos futuros
já engatilhado, primazia por excelência criativa e inovação constante, a CuboCC
possui um extenso portifólio com clientes de peso (como Samsumg e Unilever) e
trabalhos inusitados, diferentes de todo tipo de material oferecido atualmente
no cenário publicitário brasileiro. Todos os projetos da Cubo são planejados,
criados e produzidos 100% em casa e resultam em cases de sucesso internacional
como as campanhas “Cornetto Fellings” e “Close up de 1UP”, ambas largamente premiadas.
Fica
a dica para agências que ainda vivem na idade da pedra digital, “faça a lição
de casa, entenda o cliente, pergunte onde dói”, quem sabe assim saímos da
mesmice, do interminável ciclo de sem-gracices que é a comunicação brasileira
do século XXI.
Maria
Carolina Gomes Cascaes
Marina
Dodi Cabianca
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