segunda-feira, 14 de maio de 2012

Procura-se inovação


Procura-se inovação

“Certeza  é para os fracos, não temos certeza em nada quando se diz respeito a comunicação”
Rene de Paula – diretor de novos negócios da CuboCC

Frase de abertura da palestra de Rene de Paula sobre inovação, a sentença acima resume o momento que vivemos na comunicação.
Atualmente, o mercado publicitário brasileiro sofre um déficit de criatividade e inovação. O digital há tempos não é uma novidade e todos os dias somos bombardeados por conteúdos similares, que não se destacam e não cumprem seu papel de atrair atenção e divulgar suas causas de modo eficiente.
A quantidade de informação é massiva e seus efeitos sobre os receptores é cada vez menor.
Orkut, facebook, twitter, youtube, são notícia velha e no entanto esse modelo digital é esticado pelas agências, que se agarram a essa causa até o último segundo, buscando o BV desesperadamente.
Esta distorção é um fenômeno brasileiro, e na falta de boas idéias e inovação, continua sendo a bola da vez para as agências. E essas são as mesmas que não entendem o cliente e por este motivo não conseguem oferecer o que é pedido e às vezes nem mesmo entender o que é pedido. Vale lembrar também que tudo o que é novo hoje, deixará de ser novidade amanhã.


E qual a consequência disso?

Trabalhos pobres em termos de criatividade, repetição de idéias e clientes insatisfeitos que buscam suas próprias soluções, como o  grupo Pão de açúcar,  que possui um núcleo interno de inovação que trabalha exclusivamente para criar modelos novos, que abracem as necessidades da empresa e cumpram o papel de destacar os produtos e agregar valor à marca.


 Está tudo perdido?

Existe uma demanda crescente por inovação, criatividade. As empresas querem levar “tapa na cara”e estão procurando por isso, é uma necessidade real do mercado e é nesse cenário que surgem agências dispostas a ter resultados de verdade ao invés de se preocuparem em parecer bacanas.

A CuboCC é uma das agências que busca sair desse modelo quadrado, na verdade busca sair de qualquer modelo que já exista no mercado. Com um planejamento de 5 anos futuros já engatilhado, primazia por excelência  criativa e inovação constante, a CuboCC possui um extenso portifólio com clientes de peso (como Samsumg e Unilever) e trabalhos inusitados, diferentes de todo tipo de material oferecido atualmente no cenário publicitário brasileiro. Todos os projetos da Cubo são planejados, criados e produzidos 100% em casa e resultam em cases de sucesso internacional como as campanhas “Cornetto Fellings” e “Close up de 1UP”, ambas largamente premiadas.

Fica a dica para agências que ainda vivem na idade da pedra digital, “faça a lição de casa, entenda o cliente, pergunte onde dói”, quem sabe assim saímos da mesmice, do interminável ciclo de sem-gracices que é a comunicação brasileira do século XXI.



Maria Carolina Gomes Cascaes
Marina Dodi Cabianca





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