segunda-feira, 28 de maio de 2012

Consumindo conteúdo online



O Brasil hoje é 5º país mais conectado do mundo, são 80 milhões de internautas atualmente, e este número vem crescendo muito, devido às facilidades para se adquirir computadores. São 75 milhões de computadores e só não há mais crescimento nessa área, por causa da chegada do tablet, ainda em crescimento no país, que vem tomando o lugar dos computadores. Cada vez mais as pessoas ficam dependentes da internet seja qual for o dispositivo, smartphones, tablets, computadores, notebooks. Hoje existem mais celulares que pessoas no Brasil. E é em busca desse mercado que surge o varejo online.
O varejo online é recente no Brasil, o que é uma oportunidade para os varejistas, uma pesquisa aponta que o brasileiro passa 2 horas em média navegando na internet e que 40% da população do país lêem revistas, sendo que 24,6% são da editora abril. Com base nesses dados, o grupo Abril deu origem a um varejo de conteúdo online, o iba, que vende os 20 principais jornais do Brasil, diversas revistas e o maior portifólio de e-books. Apesar de ser um projeto do grupo Abril, o iba têm em seu portfólio de produtos revistas, jornais e e-books de diversas editoras. A leitura e gerenciamento de todo o conteúdo comprado é feito através de um aplicativo que pode ser baixado no site. O aplicativo do iba possibilita, além da leitura, o gerenciamento e organização dos volumes e assinaturas e é compatível com as plataformas: PC, Android e Ipad.


Para a introdução da loja no mercado foram feitos diversos estudos em torno do que seria desde a logomarca do iba até a maneira que seria feita a compra no site.
A marca deveria ser forte e com uma apresentação visual que não remetesse à marca Abril, já que venderia produtos de outras editoras precisava ser uma marca independente. Estudos mostraram que muitas marcas possuíam cores como azul, verde, vermelho e poucos tinham a cor rosa, que inicialmente pode ser associado à produtos femininos mas que pode se tornar uma identidade forte, já que poucas marcas, e nenhuma em e-commerce tem essa cor. As letras arredondadas e o “i” minúsculo dão maior sensação de proximidade com o consumidor. A maneira com que a loja online foi feita facilita esse estreitamento entre consumidor e marca, uma loja clean e de fácil navegação, que torna sua experiência no site muito agradável, utilizando de coverflow e navegação feita por categoria.


Para o lançamento do site foi feita junto à agência CuboCC uma campanha com que primeiramente tinha intenção de preparar o consumidor para esta nova maneira de consumir conteúdo, que no Brasil ainda não é desenvolvida, para então lançar a marca no mercado. Para incentivar as pessoas a conhecerem o site e aprenderem a ler de uma nova maneira a agência propôs o Call to Action: Cadastre- se e ganhe, onde o consumidor ganhava uma determinada quantidade de assinaturas apenas por cadastrar-se no site.


Para a comunicação o iba utilizou-se da força da marca Abril anunciando nos sites e revistas da empresa e nos principais portais. E foi feito o Iba Day que foi quando um vídeo de lançamento foi postado em todos esses sites. Além de veiculação na rede Elemídia. Engajamento com as redes sociais e parcerias com a HP, Motorola, Samsung ex: compra o tablet e já vem com o aplicativo do iba, fortaleceram ainda mais a campanha. O resultado de tudo isso foi um total de 650 mil visitas no site que resultaram em 81 mil cadastros.
Com isso o Iba entra bem nesse mercado, porém existem dificuldades como os diferentes tipos de formatos de telas de devices o que gera dificuldade na hora de fazer os aplicativos. Há também o crescimento de smartphones, que ainda não fazem parte das plataformas onde o Iba atua e também a chegada de grandes players como o Amazon no mercado brasileiro. 


Por: Fernanda Benielli e Renata Salmazo 6°E

Um comentário:

  1. Cheguei por acaso, mas gostei do seu blog!
    Vou ficar como seguidor, com licença.
    Um abraço.
    HD

    ResponderExcluir