O Brasil hoje é 5º país mais
conectado do mundo, são 80 milhões de internautas atualmente, e este número vem
crescendo muito, devido às facilidades para se adquirir computadores. São 75
milhões de computadores e só não há mais crescimento nessa área, por causa da
chegada do tablet, ainda em crescimento no país, que vem tomando o lugar dos
computadores. Cada vez mais as pessoas ficam dependentes da internet seja qual
for o dispositivo, smartphones, tablets, computadores, notebooks. Hoje existem
mais celulares que pessoas no Brasil. E é em busca desse mercado que surge o
varejo online.
O varejo online é recente no Brasil,
o que é uma oportunidade para os varejistas, uma pesquisa aponta que o
brasileiro passa 2 horas em média navegando na internet e que 40% da população
do país lêem revistas, sendo que 24,6% são da editora abril. Com base nesses
dados, o grupo Abril deu origem a um varejo de conteúdo online, o iba, que vende
os 20 principais jornais do Brasil, diversas revistas e o maior portifólio de
e-books. Apesar de ser um projeto do grupo Abril, o iba têm em seu portfólio de
produtos revistas, jornais e e-books de diversas editoras. A leitura e gerenciamento
de todo o conteúdo comprado é feito através de um aplicativo que pode ser baixado
no site. O aplicativo do iba possibilita, além da leitura, o gerenciamento e
organização dos volumes e assinaturas e é compatível com as plataformas: PC,
Android e Ipad.
Para a introdução da loja no mercado
foram feitos diversos estudos em torno do que seria desde a logomarca do iba
até a maneira que seria feita a compra no site.
A marca deveria ser forte e com uma
apresentação visual que não remetesse à marca Abril, já que venderia produtos
de outras editoras precisava ser uma marca independente. Estudos mostraram que
muitas marcas possuíam cores como azul, verde, vermelho e poucos tinham a cor
rosa, que inicialmente pode ser associado à produtos femininos mas que pode se
tornar uma identidade forte, já que poucas marcas, e nenhuma em e-commerce tem
essa cor. As letras arredondadas e o “i” minúsculo dão maior sensação de
proximidade com o consumidor. A maneira com que a loja online foi feita
facilita esse estreitamento entre consumidor e marca, uma loja clean e de fácil navegação, que torna sua
experiência no site muito agradável, utilizando de coverflow e navegação feita por categoria.
Para o lançamento do site foi feita
junto à agência CuboCC uma campanha com que primeiramente tinha intenção de
preparar o consumidor para esta nova maneira de consumir conteúdo, que no Brasil
ainda não é desenvolvida, para então lançar a marca no mercado. Para incentivar
as pessoas a conhecerem o site e aprenderem a ler de uma nova maneira a agência
propôs o Call to Action: Cadastre- se e ganhe, onde o consumidor ganhava
uma determinada quantidade de assinaturas apenas por cadastrar-se no site.
Para a comunicação o iba utilizou-se
da força da marca Abril anunciando nos sites e revistas da empresa e nos
principais portais. E foi feito o Iba Day que foi quando um vídeo de lançamento
foi postado em todos esses sites. Além de veiculação na rede Elemídia. Engajamento
com as redes sociais e parcerias com a HP, Motorola, Samsung ex: compra
o tablet e já vem com o aplicativo do iba, fortaleceram ainda mais a campanha. O resultado de tudo isso foi
um total de 650 mil visitas no site que resultaram em 81 mil cadastros.
Com isso o Iba
entra bem nesse mercado, porém existem dificuldades como os diferentes tipos de
formatos de telas de devices o que gera dificuldade na hora de fazer os
aplicativos. Há também o crescimento de smartphones, que ainda não fazem parte das
plataformas onde o Iba atua e também a chegada de grandes players como o Amazon
no mercado brasileiro.
Por: Fernanda Benielli e Renata Salmazo 6°E
Por: Fernanda Benielli e Renata Salmazo 6°E
Cheguei por acaso, mas gostei do seu blog!
ResponderExcluirVou ficar como seguidor, com licença.
Um abraço.
HD