quarta-feira, 16 de maio de 2012

Guerra por atenção


        O termo Marketing de Guerrilha vem do próprio sentido estratégico da palavra em espanhol: um tipo de guerra não convencional que possui como principal  estratégia a ocultação e extrema mobilidade de seus guerrilheiros.
A Espalhe é uma agência que tem como especialidade o planejamento e a execução deste conceito, já que, para eles, o futuro da propaganda não é a propaganda.



Gustavo Fortes, um profissional especializado em mídia de massa, nos contou um pouco sobre a empresa que está há nove anos transformando marcas em assuntos.
            A Espalhe tem como principais clientes as empresas Kraft Foods, Ambev, Crysler e Danone, e desde 2003, vem criando ações de Guerrilha que geram interação dos consumidores com suas marcas. Confira os principais assuntos abordados na palestra:
            Há 10 anos, quem dominava a internet era o Yahoo!, que operava no conceito de "páginas amarelas". Para que a pesquisa fosse bem sucedida, era necessário que o consumidor possuísse um "Top of Mind" de empresas que a completariam.  
            Após alguns anos, o dono da internet passou a ser o Google, que mudou a forma de pensar das pessoas. Todo mundo pode ter espaço na web, é só produzir conteúdo relevante. O Top of Mind deixa de ser o mais importante, o Google traz as respostas baseado nas necessidades da pessoa (basta a palavra chave ser relevante para a pesquisa).
            No entanto, podemos dizer que o atual dono da internet seja o Facebook. De acordo com Robert Scoble, "se a informação for importante, ela me achará". Desta forma, um de meus amigos deve falar sobre algo que me interesse, e então entrarei em contato mais profundo com a informação.
            Neste momento, a Espalhe passa a fazer sentido.  As campanhas em flights não funcionam mais tão bem como antigamente. Hoje, o mais importante é criar assuntos que atraiam o consumidor, numa construção de conversa constante.




            Gustavo, formado há 20 anos, diz que esta é a missão da Espalhe: fazer marcas serem assuntos. Ela cria conteúdos e, se os consumidores acharem estes conteúdos relevantes, eles mesmos os espalharão. ‘’Somos uma empresa que produz conteúdos para marca que serão assunto de vocês’’ – revela.



            Quem é craque em "entrar no assunto"? O Google! Podemos perceber sua flexibilidade ao entrar na página principal do buscador em uma data festiva: ela pode não ter nada a ver com o negócio da empresa, mas se é para entrar no assunto, logo da Google (mais conhecido como doodle) se torna o que você quiser!


                     
Doodle em homenagem às olimpíadas de 2016

            A Espalhe busca que a marca se torne assunto e o consumidor se torne fã dela.




VELHO PENSAMENTO
NOVO PENSAMENTO
1- Definição de marca
1- Definição de Marca
2- Produto/Serviço
2- Produto/Serviço
3- Mídia Paga
3- Mídia Proprietária
4- Mídia Ganha
4- Mídia Ganha
5- Mídia Proprietária
5- Mídia Paga


Para o profissional de 42 anos, um fã é muito mais valioso do que um consumidor, pois antes, só a indústria do entretenimento criava e alimentava fã. Hoje, para-se de falar Awareness para se falar de Engajamento.

Com os canais proprietários em redes sociais, empresas como Abev e Diageo descobriram que fãs são melhores do que consumidores:
            # gostam mais da marca
            # falam mais da marca
            # defendem a marca
            # compram mais a marca

            Gustavo acredita que, para as novas agências se adequarem ao contexto atual, elas precisam ter o seguinte perfil:
·      Domínio do ambiente digital
·      DNA social (tudo pode virar assunto)
·      Técnicas de PR (entender o que pode ser relevante)
·      Criatividade de Guerrilha (fazer sempre mais)

            Alguns cases de sucesso da Espalhe:

            GUARANÁ ANTARCTICA
·      A marca mais social do Brasil (5 milhões de fãs) - uma fábrica de assuntos para inspirar os momentos com amigos.
·      http://www.youtube.com/watch?v=SIxh1JRjthk&feature=related


            PENALTY
·      Como criar uma ligação emocional entre os fãs e a nova camisa do Vasco? Por meio de uma ideia contagiosa (assunto), que gera uma comunidades de fãs por meio de uma execução impecável, virando notícia.
·      Depois da ação, foram vendidas 100.000 camisas.
·             

            HALLS
·      Objetivo: criar boca-a-boca para algo que deveria ser apenas uma nota de imprensa.
·      Transformação de algo quase sem importância em assunto.
·     



@guerrilha
facebook.com/Espalhe
blogdeguerrilha.
@gfortes


Grupo CSO6D:
Bianca Nogueira
Bruna Briganti
Filipe Soares
Larissa Oliveira

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