O termo Marketing de Guerrilha vem do próprio sentido
estratégico da palavra em espanhol: um tipo de guerra não convencional que
possui como principal estratégia a
ocultação e extrema mobilidade de seus guerrilheiros.
A Espalhe é uma agência que tem como especialidade o
planejamento e a execução deste conceito, já que, para eles, o futuro da propaganda não é a propaganda.
Gustavo Fortes, um profissional
especializado em mídia de massa, nos contou um pouco sobre a empresa que está
há nove anos transformando marcas em assuntos.
A
Espalhe tem como principais clientes as empresas Kraft Foods, Ambev, Crysler e
Danone, e desde 2003, vem criando ações de Guerrilha que geram interação dos
consumidores com suas marcas. Confira os principais assuntos abordados na palestra:
Há
10 anos, quem dominava a internet era o Yahoo!, que operava no conceito de
"páginas amarelas". Para que a pesquisa fosse bem sucedida, era
necessário que o consumidor possuísse um "Top of Mind" de empresas
que a completariam.
Após
alguns anos, o dono da internet passou a ser o Google, que mudou a forma de
pensar das pessoas. Todo mundo pode ter espaço na web, é só produzir conteúdo
relevante. O Top of Mind deixa de ser o mais importante, o Google traz as
respostas baseado nas necessidades da pessoa (basta a palavra chave ser
relevante para a pesquisa).
No
entanto, podemos dizer que o atual dono da internet seja o Facebook. De acordo
com Robert Scoble, "se a informação for importante, ela me achará".
Desta forma, um de meus amigos deve falar sobre algo que me interesse, e então
entrarei em contato mais profundo com a informação.
Neste
momento, a Espalhe passa a fazer sentido. As campanhas em flights não funcionam mais tão
bem como antigamente. Hoje, o mais importante é criar assuntos que atraiam o consumidor, numa construção de
conversa constante.
Gustavo,
formado há 20 anos, diz que esta é a missão da Espalhe: fazer marcas serem
assuntos. Ela cria conteúdos e, se os consumidores acharem estes conteúdos
relevantes, eles mesmos os espalharão. ‘’Somos uma empresa que produz conteúdos
para marca que serão assunto de vocês’’ – revela.
Quem
é craque em "entrar no assunto"? O Google! Podemos perceber sua
flexibilidade ao entrar na página principal do buscador em uma data festiva:
ela pode não ter nada a ver com o negócio da empresa, mas se é para entrar no
assunto, logo da Google (mais conhecido como doodle) se torna o que você
quiser!
Doodle em
homenagem às olimpíadas de 2016
A
Espalhe busca que a marca se torne assunto e o consumidor se torne fã dela.
VELHO
PENSAMENTO
|
NOVO
PENSAMENTO
|
1- Definição de marca
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1- Definição de Marca
|
2- Produto/Serviço
|
2- Produto/Serviço
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3- Mídia Paga
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3- Mídia Proprietária
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4- Mídia Ganha
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4- Mídia Ganha
|
5- Mídia Proprietária
|
5- Mídia Paga
|
Para o profissional de 42 anos, um fã é
muito mais valioso do que um consumidor, pois antes, só a indústria do
entretenimento criava e alimentava fã. Hoje, para-se de falar Awareness para se
falar de Engajamento.
Com os canais proprietários em redes
sociais, empresas como Abev e Diageo descobriram que fãs são melhores do que
consumidores:
#
gostam mais da marca
#
falam mais da marca
#
defendem a marca
#
compram mais a marca
Gustavo
acredita que, para as novas agências se adequarem ao contexto atual, elas
precisam ter o seguinte perfil:
·
Domínio do
ambiente digital
·
DNA social (tudo
pode virar assunto)
·
Técnicas de PR
(entender o que pode ser relevante)
·
Criatividade de
Guerrilha (fazer sempre mais)
Alguns cases de sucesso da Espalhe:
GUARANÁ ANTARCTICA
·
A marca mais
social do Brasil (5 milhões de fãs) - uma fábrica de assuntos para inspirar os
momentos com amigos.
·
http://www.youtube.com/watch?v=SIxh1JRjthk&feature=related
PENALTY
·
Como criar uma
ligação emocional entre os fãs e a nova camisa do Vasco? Por meio de uma ideia
contagiosa (assunto), que gera uma comunidades de fãs por meio de uma execução
impecável, virando notícia.
·
Depois da ação,
foram vendidas 100.000 camisas.
·
HALLS
·
Objetivo: criar
boca-a-boca para algo que deveria ser apenas uma nota de imprensa.
·
Transformação de
algo quase sem importância em assunto.
·
@guerrilha
facebook.com/Espalhe
blogdeguerrilha.
@gfortes
Grupo CSO6D:
Bianca Nogueira
Bruna Briganti
Filipe Soares
Larissa Oliveira
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