No dia
09/05/2012 houve a palestra do Gustavo Fortes, que explicou diversos aspectos da agência
Espalhe. A Espalhe possui feitos incríveis: detêm 4 das 5 marcas que mais
influenciam nas redes sociais. Por exemplo: a Guaraná Antártica, marca no
Brasil a ter mais fãs no facebook com cerca de 5 milhões de pessoas. Outras marcas importantes como Halls, Trident e
Chiclets foram as marcas que mais cresceram nas
redes sociais em todo o mundo de acordo com o último relatório Socialbakers.
Além de outras marcas como Dodge
Ram, Chrysler, Jeep e três marcas da Danone.
A agência Espalhe já está a nove anos no mercado, e se foca sua principal estratégia no marketing de guerrilha. Tem um modelo de negócios singular no mercado brasileiro, que se define como “uma agência especializada em boca-a-boca”, sua matéria prima é a criatividade pura. Se não for interessante, não será retwiietado, não será comentado, compartilhado, ou seja, se não for relevante para as pessoas(não necessariamente consumidores), não viralizará.
Se olharmos para o cenário atual,
cada vez menos os consumidores têm sido impactados pela propaganda tradicional,
que é cada vez menos efetiva em falar e convencer o consumidor, que está
saturado. Por outro lado, a conectividade e a importância da internet vêm
crescendo assombrosamente. As agências
que sabem tirar proveito disso tem reduzido custos de mídia e aproximado as marcas de seus clientes como nunca.
Com a massificação da mídia após a revolução do Google e redes sociais
como o Facebook e Twitter o caminho da informação passou a ter um sentido
inverso do que era antigamente sem tais ferramentas. Hodiernamente a informação
chega aos indivíduos por meio destas ferramentas, e os consumidores agem para
captar tais dados. Desta maneira cada vez mais a criatividade se torna
importante para impactar as pessoas, devido a esta nova forma virtual é preciso
estar sempre activo para ter notoriedade. O indivíduo se torna cada vez mais um
novo meio midiático para atingir novos targets e propagar a informação.
Para gerar mais buzz e alcançar cada vez mais clientes
a agência foca em usar sua própria Owned mídia como ferramenta principal para
suas campanhas, e complementá-las com mídia paga. Assim, é possível gerar um up
na divulgação conseguindo muitas vezes gerar mídia espontânea e manter o job em
notoriedade no maior número de meios possíveis para que atinja a mais pessoas.
Alguns cases da agência:
- CASE Halls
Uva Verde
Quando a Kraft anunciou que a Halls uva verde pararia de ser fabricada, muitos
fãs da bala ficaram extremamente chateados: a comunidade do Orkut que pedia
para que a halls uva verde voltasse já alcançava a marca dos 30 mil membros. Ao
invés de ignorar todos essas pessoas realmente apaixonadas pelo produto, a
espalhe e a Kraft optaram por ouvir essas pessoas. A halls uva verde voltou a
ser fabricada, e os membros mais representativos da comunidade foram chamados
para serem homenageados. A homenagem consistia em fazer um busto totalmente
feito de halls uva verde, que depois foi exposto no metrô Ana Rosa. Sem dúvida, é muito mais relevante e impactante do que um comercial de 30 segundos ou uma página dupla em revista.
Vídeo:
-
C - CASE Vasco
A nova terceira camisa do Vasco foi desenhada
pela marca Cavalera, e utilizou o que talvez seja o símbolo mais tradicional
para o time: A cruz templária, a mesma que veio nas caravelas de Vasco da Gama.
A idéia da Espalhe para divulgar essa
camisa e gerar mídia espontânea foi tentar quebrar o recorde de mais tatuagens
feitas no período de vinte e quatro horas. Após anunciar essa ação, nos
primeiros 3 dias, mais de quarenta mil pessoas já se dispuseram a tatuar a cruz
templária. Ao final da ação, o Record foi quebrado, A
idéia gerou cerca de 50.000 inscritos, mídia espontânea em âmbito nacional e
internacional, além de um ROI de 100.000 camisas vendidas para o clube.
Vídeo:
Com isso, conclui-se
que a agência Espalhe demonstra a força que as redes sociais exercem hoje em
dia e o quão importante se tornam as idéias inovadoras nesta área, onde o
consumidor já está cansado de ser bombardeado por campanhas que muitas vezes
não oferecem tanta interactividade e ligação com as marcas. Muito se fala
sobre redes sociais, mídia espontânea e viralização, porém, poucos sabem
utilizar de maneira adequada. Quase todas as empresas estão em redes sociais
atualmente, mas quantas realmente engajam? Na palestra, tivemos contato com uma
agência que muito provavelmente sabe utilizar esses conceitos melhor que
qualquer outra no Brasil. De acordo com Gustavo, “O desafio é ser
relevante”.
SALA 6A
Grupo 9
Gabriel Thiede
Luiz Felipe Paulin
Leonardo Matarazzo
Vinicius Gomes
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