Menos do mesmo!
Em 1990, a internet
começou a alavancar e a estar mais presente na vida das pessoas. Com o tempo,
ela foi evoluindo e ficando ainda mais próxima tornando-se o que é hoje em dia:
necessária. Em mais de quarenta anos de existência, a internet passou de mero
canal de tecnologia para um dos principais canais de comunicação.
Com
essa mudança radical de significado e utilidade muitas oportunidades surgiram.
Diversas empresas se viram em um novo mundo digital que procurava por inovação,
destaque, diferenciação. Começou, então, a era de comunicação digital: blogs,
redes sociais e de relacionamento, youtube, entre tantos outros pontos que
compõe esse boom digital. Acontece
que, como é costume acontecer, saturou. Os contatos com o público alvo eram
sempre os mesmos, as campanhas eram sempre as mesmas, as comunidades e
promoções eram todas iguais. As agências já não estavam mais inovando. Vinha
mais do mesmo.
Pensar
fora da caixa era algo impensável, distante. Afinal, o que era pensar fora da
caixa? Como ser tão diferente em um meio em que tudo já foi explorado? Como se
destacar usando, ainda, a ferramenta digital? Em 2004, em Porto Alegre, uma
empresa surgiu para responder todas essas perguntas e muitas outras: a CuboCC.
A CuboCC e os Profissionais
A agência foi fundada em
2004 pelo jovem profissional de Pelotas, Roberto Martini, na época com 24 anos. A
empresa surgiu com o objetivo de ser full service, ou seja, utilizar-se da sua
expertise na área digital para desenvolver campanhas sem restrições e fórmulas.
Com o objetivo de dividir as responsabilidades administrativas, Martini
convidou o publicitário Rodrigo Toledo para ocupar o cargo de diretor geral da
agência.
Responsável por produzir absolutamente tudo que entrega ao
cliente (game, trilha sonora, personagens, entre outros), a agência possui uma
equipe com muitos dos melhores profissionais do mercado atualmente e que são
especialistas em não serem especialistas. O Roberto Martini, criador, CCO e CEO
da empresa, acredita ser fácil é encontrar profissionais especializados,
difícil é encontrar pessoas que entendam do conjunto e saibam ver as coisas de
formas diferentes.
Os funcionários, ou co-autores, da agência possuem a mesma
vontade e necessidade de inovação. Eles aplicam na prática novos conceitos na
relação cliente-agência. Ao procurar a Cubocc, a empresa apresenta para esta o
seu problema ou a sua necessidade. A partir disso, é responsabilidade da
agência resolvê-lo, da maneira mais adequada possível. Diferentemente, nas
outras agências publicitárias o cliente chega, não somente com o
problema/necessidade, como com a solução. Ou seja, diz para a agência se será
criado um game, anúncio ou novo produto.
A Cubocc não atende
clientes que vem com propostas pré-estabelecidas. Os profissionais iniciam seu
trabalho do ponto de partida. Há um estudo do mercado em que se entende o
cliente, o seu grupo estratégico e seus players (concorrentes), o histórico, os
produtos, a comunicação, entre outros. A partir deste estudo aprofundado, eles
entendem o problema do cliente e traçam resoluções para este.
Com menos de 10 anos de vida, a Cubocc adquiriu uma fama
imensurável em função de seu posicionamento diferenciado “The monsterwhateverhotshop”, o qual remete à inovação, pensar fora
da caixa, não se prender a uma ideia só. Enfim, a Cubocc oferece ao cliente o
inexplorado, o além.
A
Cubocc é diferente das demais agências em diversos sentidos. Primeiramente, o
ambiente físico é adaptado à idéia de inovação e diferenciação. Há salas com
decorações diversificadas, para que os criadores e planejadores se inspirem e
desenvolvam o melhor e mais criativo trabalho possível.
Ainda, incentiva-se a
integração dos funcionários bem como a preocupação com o bem estar. Há
palestras dentro da agência, treinamentos dos funcionários e ambientes
adequados para o melhoramento dos profissionais. Por outro lado, há salas de
jogos, happy hour uma vez por semana e reuniões impessoais para a integração da
equipe e adaptação ao ambiente.
Todos os trabalhos da
agência são feitos internamente. Os funcionários possuem funções diversas.
Sendo assim, eles produzem os games, fazem os comerciais, desenvolvem as
campanhas, tudo dentro da agência. A Cubocc é considera um laboratório, e não
uma agência de publicidade.
A Cubocc oferece cursos
para as demais agências de publicidade. O principal objetivo é que estas
comecem a pensar fora da caixa. Há quatro holdings, a Flag; a Iceland – possui
os melhores profissionais das áreas de games, animação, produção; a Pong – esta
funciona por resultado, ou seja, só recebe uma recompensa financeira se
alcançar o objetivo; e a SKUL - é uma incubadora, desenvolvedora de planos de
negócios.
Os resultados
Em oito anos de atuação,
a empresa criou inúmeros cases de
sucesso junto a empresas como Pepsico, Unilever, Kraft, Samsung e Google.
“Trident
feliz da vida com a agência cubocc”
“A promoção ‘Rock in RIR’, da Trident, foi um
sucesso total e bateu o recorde em volume de participação entre todas as ações
já desenvolvidas pela marca”
"DoritosSweet
Chilli cria a ‘maior realidade aumentada do mundo’”
(Carlos
Merigo, www.brainstorm9.com.br)
“AXE
360 – O primeiro comercial 360º do mundo”
(link para acessar o
vídeo sobre o case da AXE)
Entre outros tantos
cases...
Renê de Paula Jr
O palestrante, Renê de
Paula Jr, tem menos de dois meses trabalhando na agência e já se encantou com a
proposta da agência e se adaptou ao ambiente de constante inovação e originalidade.
Ele está há oito anos no mercado digital e, ainda assim, diz aprender
diariamente com a rotina (nada rotineira) da agência. Ele escolheu o mercado
digital por ser algo inconstante e diferente, porém, disse ter se decepcionado
nos últimos anos por ver que este mercado se tornou como outro qualquer, igual
e nada original.
Foi então que ele decidiu
pedir demissão e se especializar em algum outro mercado, não tão monótono e
indiferente quanto o digital – visto poucos anos antes como um ambiente inédito
e inovador. Ele disse ter perdido o encanto na arena digital. Algum tempo
depois, na Social Mídia Week, Renê conheceu Martine e a Cubocc e logo ficou
maravilhado com a proposta da agência e do seu criador. Ele percebeu que era
possível fazer coisas diferentes, excelentes e fora da caixa... e dar certo!
Para finalizar a
palestra, ele contou uma história que se relaciona perfeitamente com a idéia de
pensar diferente, de inovar as atitudes, de alimentar o novo. Mais que uma
história, nos serviu como um ensinamento e desafio para sair do comum e fazer a
diferença, quer na vida profissional, quer na vida pessoal.
Um dia, um médico foi à África, ainda nesse século, em busca
de respostas da mortalidade infantil ser tão alta em alguns países de dentro
desse continente. Por que em alguns lugares de lá isso não acontecia? Como eles
conseguiam, em meio a tanta pobreza, se distinguir da realidade tão abrupta e
pesada do continente? Depois de muitas desculpas mal explicadas e culpas
direcionadas para longe do real motivo, o médico pode perceber que nos países
bem sucedidos (pode-se assim dizer) as crianças não morriam de fome não pela abundância
e fartura de comida, mas sim pela educação que as mães davam para os filhos.
Elas eram forçadas a comer. O segredo da sobrevivência dessas crianças era a
disciplina.
Em
um mundo com tanta saturação, tanto comodismo e tantas regras, às vezes, nos
acostumamos muito com o que nos é oferecido e esquecemos-nos de compreender o
que é preciso ser feito. A Cubocc veio para mostrar que não basta termos a
disposição, temos que traçar um objetivo, olhar fora da caixa. Temos que ter
disciplina.
Segundo Renê, há duas
coisas complicadas hoje em dia. A primeira é encontrar pessoas que entendam de negócios.
A segunda, e mais difícil, é encontrar pessoas que entendam de negócios e que
não sejam especialistas do assunto. Para ele, a maior riqueza do Brasil é problema para resolver.
Camila Soares, Fernanda Sales, Leilane Nunes, Maria Roberta Monti e Mônica Zafani - Comunicação Social 6oD
bem legal o post, fico feliz que voces tenham ficado empolgados. falar com voces foi tao legal que acabei gravando um video sobre a historia do digital ter ficado tão coxinha :) http://www.usina.com/rodaeavisa/2012/05/acordem-o-digit.html
ResponderExcluir(uma correção, só: estou nesse mercado há 16 anos, e não 8...)
abracao e contem comigo sempre