quarta-feira, 23 de maio de 2012

Uma aula de inovação – Palestra com Rene de Paula


Na última quarta-feira, dia 16/05, a ESPM recebeu o palestrante Rene de Paula. Rene tem em seu currículo passagens por grandes agências e, conseqüentemente, alto conhecimento dessas empresas.
Percebemos, entretanto que o que veríamos seria uma aula sobre inovação.

"Temos muito recurso e Tecnologia, mas estamos
perdendo tempo" - Rene de Paula

Atualmente, René trabalha na agência CuboCC, que atende contas da Unilever, Pepsico, Samsung, Kraft entre outras. Pudemos perceber que essa agência não é como as outras.
A ideologia principal da CuboCC é “Not enough change”, que entra de acordo com as necessidades atuais do mercado, que vive em um mundo digitalizado. Hoje, mídias onlines já são ultrapassadas. A teoria da simgularidade, comentada por Rene de Paula, nos mostra que estamos cada vez mais ligados a máquinas.
A CuboCC entra com o propósito não de agência de hoje, preocupadas com contas grandes, concorrências e prêmios, mas sim em fazer diferente. Entregar o  “tapa na cara” da sociedade.
Considerada como um Whatever pelos próprios funcionários, a CuboCC quer trazer as agências nacionais a compartilhar da mesma visão que ela: inovadora e ir além de tudo o que é online e offline.
As diferenças já começam na visão de seu CEO, Roberto Martini que, diferente de outras agências, não trás muitos trabalhos que envolvem mídias (que é o setor que a agência mais ganha). A idéia não é apenas criar uma campanha de acordo com um briefing e tudo o que é feito em outras grandes agências mundo a fora. O que eles buscam é solucionar um problema do cliente. Seja ele qual for, a CuboCC trará uma resposta e a fará da forma mais inovadora possível.
Um dos cases mostrados por Rene foi o do Cornetto. O problema que a Unilever precisava resolver era a diminuição do número de vendas, pelo sorvete ser muito antigo e não estar entre os preferidos dos jovens. A CuboCC veio com uma ação que fez as vendas de Cornetto aumentarem significativamente usando de um meio de comunicação pouco usado por jovens de hoje: cartas. Cartas de amor, principalmente. Com isso, além das vendas, a  imagem do produto se tornou mais forte para o público alvo.
Outro case interessante foi o do Doritos. O problema foi resolvido através da venda de um novo produto Doritos em uma nova embalagem. O que qualquer outra agência faria seria criar uma campanha de milhões de reais envolvendo diversas mídias. A CuboCC fez diferente e saiu na frente já que esse produto criado, o Doritos Sweet Chilli, ainda representa 24% do total de vendas de Doritos.


"Não quero prever o futuro, quero criar o futuro" -
Roberto Martini, CEO da CuboCC

Roberto Martini e sua visão inovadora trouxeram ao Brasil uma das agências mais inovadoras no mundo. A idéia é tentar responder aos pedidos das sete Bilhões de pessoas no mundo que buscam nada mais nada menos que a felicidade. A CuboCC enxerga isso e trás a resposta a esse pedido da forma mais inovadora e diferente possível. Criar uma tirolesa em plena Avenida Paulista numa tarde de terça-feira, jogos interativos, aproximar as pessoas, trazer de volta a excitação de receber uma carta entre tantas outras “respostas a problemas” prova que cada vez mais nos prendemos ao que é diferente. Fazer igual já não basta mais. Mudanças ainda não são suficientes, mas a CuboCC está atrás dessas mudanças. Sempre com o lema “Not enough change”.

Para entender melhor:
Reclame com Roberto Martini



Turma: 6º A
Maria Luisa Perez Diefenthaler
Mayara Cardoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário