Na última quarta-feira, dia 16/05, a ESPM recebeu o
palestrante Rene de Paula. Rene tem em seu currículo passagens por grandes
agências e, conseqüentemente, alto conhecimento dessas empresas.
Percebemos, entretanto que o que veríamos seria uma aula
sobre inovação.
"Temos muito recurso e Tecnologia, mas estamos perdendo tempo" - Rene de Paula |
Atualmente, René trabalha na agência CuboCC, que atende
contas da Unilever, Pepsico, Samsung, Kraft entre outras. Pudemos perceber que
essa agência não é como as outras.
A ideologia principal da CuboCC é “Not enough change”, que
entra de acordo com as necessidades atuais do mercado, que vive em um mundo
digitalizado. Hoje, mídias onlines já são ultrapassadas. A teoria da
simgularidade, comentada por Rene de Paula, nos mostra que estamos cada vez
mais ligados a máquinas.
A CuboCC entra com o propósito não de agência de hoje,
preocupadas com contas grandes, concorrências e prêmios, mas sim em fazer
diferente. Entregar o “tapa na cara” da
sociedade.
Considerada como um Whatever pelos próprios funcionários, a
CuboCC quer trazer as agências nacionais a compartilhar da mesma visão que ela:
inovadora e ir além de tudo o que é online e offline.
As diferenças já começam na visão de seu CEO, Roberto
Martini que, diferente de outras agências, não trás muitos trabalhos que
envolvem mídias (que é o setor que a agência mais ganha). A idéia não é apenas
criar uma campanha de acordo com um briefing e tudo o que é feito em outras
grandes agências mundo a fora. O que eles buscam é solucionar um problema do cliente.
Seja ele qual for, a CuboCC trará uma resposta e a fará da forma mais
inovadora possível.
Um dos cases mostrados por Rene foi o do Cornetto. O
problema que a Unilever precisava resolver era a diminuição do número de
vendas, pelo sorvete ser muito antigo e não estar entre os preferidos dos
jovens. A CuboCC veio com uma ação que fez as vendas de Cornetto aumentarem
significativamente usando de um meio de comunicação pouco usado por jovens de hoje: cartas. Cartas de amor, principalmente. Com isso, além das vendas, a imagem do produto se tornou mais forte para o
público alvo.
Outro case interessante foi o do Doritos. O problema foi
resolvido através da venda de um novo produto Doritos em uma nova embalagem. O
que qualquer outra agência faria seria criar uma campanha de milhões de reais
envolvendo diversas mídias. A CuboCC fez diferente e saiu na frente já que esse
produto criado, o Doritos Sweet Chilli, ainda representa 24% do total de vendas
de Doritos.
"Não quero prever o futuro, quero criar o futuro" - Roberto Martini, CEO da CuboCC |
Roberto Martini e sua visão inovadora trouxeram ao Brasil
uma das agências mais inovadoras no mundo. A idéia é tentar responder aos
pedidos das sete Bilhões de pessoas no mundo que buscam nada mais nada menos
que a felicidade. A CuboCC enxerga isso e trás a resposta a esse pedido da
forma mais inovadora e diferente possível. Criar uma tirolesa em plena Avenida
Paulista numa tarde de terça-feira, jogos interativos, aproximar as pessoas,
trazer de volta a excitação de receber uma carta entre tantas outras “respostas
a problemas” prova que cada vez mais nos prendemos ao que é diferente. Fazer
igual já não basta mais. Mudanças ainda não são suficientes, mas a CuboCC está
atrás dessas mudanças. Sempre com o lema “Not enough change”.
Para entender melhor:
Reclame com Roberto Martini
Turma: 6º A
Maria Luisa Perez Diefenthaler
Mayara Cardoso.
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