domingo, 27 de maio de 2012

UMA NOVA MANEIRA DE LER



           Atualmente, o Brasil é o 5º país mais conectado do mundo. São mais de 80 milhões de internautas e esse número tende a crescer gradativamente, levando em conta fatores como a massificação da banda-larga e o aumento da concessão de crédito, que facilita a compra de computadores, smartphones e dos recém chegados tablets. Em qualquer faixa etária, a internet é mídia mais consumida pelo brasileiro, que passa em média 2 horas por dia navegando. Além disso, cerca de 40% da população do país tem o costume de ler revistas, sendo 24,6% da Editora Abril, que em meio a este cenário percebeu um grande potencial de mercado.

Na palestra com a, conhecemos a IBA – Compre, Baixe e Leia, uma loja online que oferece o download de revistas, jornais e livros através de aplicativos de leitura para PC, Android e IPAD. Em seu portfólio a loja conta com 24 revistas da Abril e com os 20 maiores jornais do país, além de mais de 8 mil títulos de livros de diversas editoras, caracterizando o maior portfólio de e-books do Brasil. Um fato importante é que apesar de pertencer ao Grupo Abril, a IBA é uma empresa independente e por isso disponibiliza também o conteúdo de outras editoras como a Editora Globo, Saraiva, entre outros. Por isso, durante o processo de construção da marca uma das prioridades foi criar uma nova identidade visual que não remetesse diretamente á Abril.

O http://www.iba.com.br possui uma estrutura que tem como objetivo facilitar a navegação do internauta. Os produtos encontram-se separados primeiramente pelas categorias; Revistas, E-Books e Jornais. Ao selecionar uma delas, as opções disponíveis estão organizadas por temas. É possível também encontrar os produtos através do campo de busca podendo filtrá-la por categoria, editora e faixa de preço. Além disso, a página inicial do site possui ainda seções como “Lançamentos”, “Mais vendidos”, “Destaques” e “Recomendações”.


















Quanto ao conceito de loja, a opção foi um varejo “clean” com a menor poluição visual possível, modelo semelhante ao do site da Livraria Cultura e que representa uma vantagem com relação ao site da Saraiva (pioneira no setor), que possui um grande volume de informação em sua interface, considerando que o site contém mais conteúdo sobre a loja física e apenas uma seção destinada à compra de conteúdo digital. Somadas a estas duas livrarias, a Amazon, Gato Sabido, Zinio, Barnes & Nobles e Apple Store constituem o quadro dos principais players neste mercado.



Um dos maiores desafios enfrentados pela IBA ao entrar neste setor foi introduzir a ideia de ‘uma nova maneira de ler’ em um mercado que ainda não está desenvolvido, pelo contrário, vive em constante atualização. Alguns estão comprando seu primeiro computador enquanto outras buscam as mais novas versões de tablets e smartphones, e em meio a isto, é necessário encontrar uma forma de se comunicar com todas estas pessoas ao mesmo tempo. Não existe mais a ideia de que este tipo de varejo concorre apenas com outras livrarias. Atualmente disputa-se o tempo do consumidor também com a internet, televisão, games, rádio, quadrinhos e outras plataformas de venda digital (Casas Bahia, Fnac, Extra, etc.). Considerando este fato, a campanha de lançamento da IBA buscou a maior abrangência possível através da comunicação em mídias da Abril, TV paga, internet, cinema e jornais, engajamento com o Google e redes sociais, parcerias com marcar como Samsung, Motorola, HP e Positivo e um vídeo veiculado em todos os sites da Abril.
 
Como resultado da campanha, no primeiro mês o site já tinha mais de 650 mil acessos e 80mil cadastrados, o que indica que em um mercado que vive em constante desenvolvimento tecnológico a Abril fez uma aposta de sucesso entrando para este setor através do investimento na IBA.

Grupo 10: Gabriela Sillos, Juliana Souza, Lara Araujo, Maria Fernanda Oliveira e Rebeca Ok Suk Kim – CSO 6B





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