Atualmente, o Brasil é o 5º país mais
conectado do mundo. São mais de 80 milhões de internautas e esse número tende a
crescer gradativamente, levando em conta fatores como a massificação da
banda-larga e o aumento da concessão de crédito, que facilita a compra de
computadores, smartphones e dos recém chegados tablets. Em qualquer faixa
etária, a internet é mídia mais consumida pelo brasileiro, que passa em média 2
horas por dia navegando. Além disso, cerca de 40% da população do país tem o
costume de ler revistas, sendo 24,6% da Editora Abril, que em meio a este
cenário percebeu um grande potencial de mercado.
O http://www.iba.com.br possui uma estrutura que tem como
objetivo facilitar a navegação do internauta. Os produtos encontram-se
separados primeiramente pelas categorias; Revistas, E-Books e Jornais. Ao
selecionar uma delas, as opções disponíveis estão organizadas por temas. É
possível também encontrar os produtos através do campo de busca podendo filtrá-la
por categoria, editora e faixa de preço. Além disso, a página inicial do site
possui ainda seções como “Lançamentos”, “Mais vendidos”, “Destaques” e
“Recomendações”.
Quanto ao conceito de loja, a opção
foi um varejo “clean” com a menor poluição visual possível, modelo semelhante
ao do site da Livraria Cultura e que representa uma vantagem com relação ao
site da Saraiva (pioneira no setor), que possui um grande volume de informação
em sua interface, considerando que o site contém mais conteúdo sobre a loja
física e apenas uma seção destinada à compra de conteúdo digital. Somadas a
estas duas livrarias, a Amazon, Gato Sabido, Zinio, Barnes & Nobles e Apple
Store constituem o quadro dos principais players neste mercado.
Como resultado da campanha, no
primeiro mês o site já tinha mais de 650 mil acessos e 80mil cadastrados, o que
indica que em um mercado que vive em constante desenvolvimento tecnológico a
Abril fez uma aposta de sucesso entrando para este setor através do
investimento na IBA.
Grupo 10: Gabriela
Sillos, Juliana Souza, Lara Araujo, Maria Fernanda Oliveira e Rebeca Ok Suk Kim
– CSO 6B
Nenhum comentário:
Postar um comentário