quarta-feira, 28 de março de 2012

Qual história a sua marca vai contar?


Marcelo abre com uma pergunta para a sala: O que é uma história? Alguns arriscam: “Uma sequencia de acontecimentos”; “Tem personagem”; “Tem começo, meio e fim”. Com esta questão embarcamos numa palestra fascinante que irá passar o conceito de Storytelling e como as marcas usam esse conceito para aumentar suas vendas e impactar os consumidores de maneira eficiente.
Marcelo é o palestrante da semana, sócio-fundador da LUKSO Story & Strategy, uma consultoria de marcas especializada em storytelling. A questão sobre o que é uma história continua e três definições são apresentadas:
“ Insights da vida que nos dão insights para compreender a natureza humana” Robert Mckee
“ A vida contada sem as partes chatas” – Alfred Hitchcock
“Sequencia de eventos organizados de forma especial que a torna capaz de influenciar pessoas organizações e sociedades”
Por meio de comerciais e filmes, o palestrante mostra como as técnicas para a elaboração de uma boa história podem ser usadas para o mundo do marketing. Através do roteiro bem elaborado, é possível fazer um comercial que toque o consumidor da maneira mais profunda, criando uma forte conexão com a marca. Como acontece no comercial abaixo, a história possui personagens fortes e um enredo marcante, porém seu potencial era de atingir outras mídias. A campanha Dare poderia facilmente ter virado uma campanha no facebook ou uma promoção para a consumidora, mas a história ficou apenas no filme comercial.

Para que uma construção narrativa seja bem elaborada é preciso que ela possua 4 elementos:
Elemento 1: Grandes personagens
Os personagens de uma história precisam ser pensadas com todos os detalhes, a biografia dele precisa ser feita, desde seu nascimento até a sua morte, mesmo que somente 1 hora da vida desse personagem seja usada. É preciso entender os seus dilemas, suas escolhas e suas caracteristicas. Além disso, ele precisa ser consistente, não basta apenas criá-lo.
Elemento 2 – Conflito (o motor da história)
É preciso que haja o dilema entre o que o personagem quer X o que o impede de conseguir. Todo personagem precisa de um objeto de desejo, sem isto, não há história.
(Adaptação – Filme )


Elemento 3 – Universo Ficcional
Uma história precisa ser crível, porém para que isto aconteça basta alguém acreditar nela. Desde um começo de um filme ou comercial é criado o contrato verbal, nele as verdades utilizadas no universo ficcional serão delimitadas.
            Marcelo usa o exemplo do filme Up – Altas Aventuras, no filme balões são capazes de fazer uma casa voar, logo, no início do filme, temos a imagem de alguns balões levantando o carrinho de Carl. Isto faz parte de um universo ficcional crível, pois se 10000 balões conseguem levantar uma casa, 30 balões conseguem levantar um carrinho. A história não precisa ser verídica, mas é preciso que o univeros seja coerente em todos os momentos do filme.


Elemento 4 – Trama bem costurada
Um história precisa ser bem costurada, Marcelo menciona a lógica clássica dos 3 atos. É preciso ter um evento incitante – Momento no qual o personagem sai do cotidiano e não volta mais. Assim como a vida, uma boa história é feita de altos e baixos. Acima de tudo é preciso que a trama seja planejada para emocionar o telespectador. No caso do comercial do pedigree temos a história de Echo, um personagem bem desenvolvido que envolve o telespectador. A grande sacada do comercial é deixar o clímax no ar, só sendo desvendado no segundo comercial, quando Echo encontra um lar.
Pedigree - Echo



 
CSO 6A
Allan Gotsis
Guilherme Ayres
Izabela Damasio
Jessica Sexias
Rafael Duarte
Renato Barbosa



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