quinta-feira, 22 de março de 2012

Google's world

História do Google – Wikipédia Enciclopédia Livre
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O Google é uma empresa fundada por Larry Page e Sergey Brin, enquanto realizavam seus mestrados em Stanford no Vale do Silício na Califórnia. Essa região é conhecida por um celeiro de gênios da informática. Em 1994, ano de fundação da empresa, realizar buscas na internet era uma tarefa difícil. A qualidade das informações encontradas tinha pouca relevância para a pesquisa que estava sendo realizada.
Larry Page e Sergey Brin sabiam que poderiam melhorar o desempenho dos sites de busca. Após muitas tentativas eles desenvolveram um algoritmo que conseguia filtrar os sites que surgiam pela sua relevância. Surgia assim o Google.
Para as cores da logomarca eles escolheram as que remetessem ao Lego, pois o primeiro servidor da empresa foi montado em uma base de Lego que era um produto mais flexível e fácil de serem ajustadas as necessidades de uma empresa que estava crescendo e se alterava quase que diariamente. A flexibilidade continua a ser algo importante para o Google. Se adaptar as necessidades do mundo é algo que está no dia a dia da empresa.
“Organizar toda a informação do mundo e deixá-la disponível e útil para todos”, a missão do Google pode parecer megalomaníaca, mas a empresa esta em um bom caminho para realizá-la. Informação não é só os sites que são encontrados no Google, são os vídeos do Youtube, são os mapas do Google Maps, as comunidades do Orkut, as fotos do Picassa e todas as pequenas coisas que estão incluídas no nosso dia.
O google portanto criou um modelo de gestão baseado em tempo e dedicações no trabalho, o conhecido 70/20/10. O esquema consiste na seguinte teoria.
70% do tempo de um googler devem ser dedicado a anúncios e publicidade, 20% para projetos relacionados ao seu core business job e 10% para projetos criados por eles que possam representar uma inovação. Um exemplo que se inclui nesse intervalo é o Orkut.
A inovação é uma plataforma considerável para o Google, que busca evoluir com suas ideias na mesma proporção em que as informações bombardeiam seu negócio. Somente através da criação e desenvolvimento de novos conceitos contemporâneos e de pesquisa do mercado, os Googlers conseguirão manter sua tradição de pioneiros no setor e no mundo.

     Nove Princípios de Inovação

  1)     Inovação, não perfeição instantânea
       A empresa Google acredita que ao inovar algo não se
       pressupõe que já deve ser perfeito na primeira vez,
       e sim ir aperfeiçoando com o tempo.

  2)     Idéia vem de todos os lugares
             Tudo, todos os lugares e qualquer coisa podem gerar novas idéias. Os funcionários do Google acreditam que as idéias surgem a qualquer momento, não necessariamente no horário destinado a pensar em novas idéias.

3)  Licença para perseguir seus sonhos
Como dito anteriormente a empresa fornece 10% do tempo de trabalho para os funcionários pensarem em seus próprios projetos, algo que sonha e deseja concretizar. Assim ela visa unir o as idéias dos funcionários à empresa.

4)  Não mate projetos, transforme-os.
Quando produzir algo que não for usado, não descarte logo de cara. Talvez o projeto que deu errado para você, seja o que seu colega procura, ou você também poderá usá-lo no futuro.

5)  Compartilhe o máximo de informação que você puder.
Compartilhando informações em algum momento você usará a informação de alguém e alguém usará as suas. E quando você precisar sabe onde encontrar o que precisa.
6)  Usuários, usuário, usuário...
Pensar nos usuários antes de tudo, sempre, para que ele esteja sempre feliz e satisfeito, depois se pensa como o projeto irá se concretizar. Tudo no Google é focado nos usuários, pois se você pensar apenas em dinheiro a probabilidade do projeto dar errado é grande.

7)  Dados são apolíticos.
Apesar das muitas idéias fantásticas que as pessoas têm, é sempre necessário apresentar dados concretos. Um projeto pautado em dados tem menos chance de dar errado.

8)  Criatividade adora restrições.
As boas idéias na maior parte das vezes possuem grandes restrições. Mas vencer essas restrições vale a pena o produto final provavelmente será muito bom. Foi citado como exemplo o Google Maps Street View, em que a restrição era filmar todas as ruas com uma câmera em cima de um carro. Mas apesar dessa grande restrição e dificuldade o produto final é ótimo.

9)  Você é brilhante? Estamos contratando.
O Google apresenta um processo de contratação muito rigoroso, pois preza por pessoas talentosas e brilhantes. A empresa contrata apenas pessoas já formadas, mas ela também possui o estágio que dura apenas seis meses. Ao longo desse período de estágio a pessoas deve realizar um projeto, pessoas especializadas analisam seu projeto e decidem se o estagiário tem aptidão para ser contratado.
Já o processo de contratação normal acontece da seguinte forma: primeiramente é feita uma entrevista por telefone, onde exploram a vida do candidato. Depois passam um exercício que deve ser feito em até 48 horas, dependendo do desempenho apresentado no exercício são realizadas mais entrevistas pessoais, que seria a fase decisória. Quando decide te contratar a lista de informações sobre sua vida acadêmica é imensa. É necessário mostrar resumo da carreira, notas escolares, notas de vestibulares, colocação no vestibular e tudo isso é analisado pelo comitê da América Latina. E por fim, diz à lenda que a ultima pessoa a aprovar sua contratação é Larry Page. Mas todo esse esforço deve realmente valer a pena!



O assunto sustentabilidade é um dos mais “clichês” da atualidade, mas o Google não o vê dessa maneira, pois considera que pequenos atos podem mudar muita coisa. Assim, a empresa tenta utilizar a sua força para o “bem” através de alguns projetos, dando exemplo para as outras empresas.
Uma dessas ações é o constante estudo para achar novas formas de energia renovável, pois além de estar ajudando o planeta e o Google está seguindo um dos seus princípios, o de constante Inovação.
A empresa possui também os projetos: Google Grants e o Google Doodles. No primeiro, algumas ONGs são beneficiadas pela empresa com créditos a serem gastos em publicidade no AdWords, para divulgar ou criar ações em prol da sua instituição. Já o segundo, incentiva atividades criativas para diversas faixas etárias, ressaltando sempre temas relevantes ao planeta, gerando assim uma discussão sadia em volta desses assuntos.
Outras ações que podemos citar são o Self-Powered Commuting e Bike to Work Day. No primeiro, os googlers são incentivados a ir ao trabalho por meios em que “eles são o próprio motor” (como a pé, de bicicleta, skate, entre outros), e todas as vezes que eles aderem a esta ação, acumulam pontos que são revertidos em doações para a caridade. Já o segundo, incentiva todos os googlers a uma mudança de hábito ao irem para o trabalho de bicicleta, gerando uma conscientização de que às vezes o esforço não é tão grande assim como eles pensavam.
E por último GoogleServe, que é uma data em que os funcionários são incentivados a desenvolver atividades pré-estabelecidas voltadas ao benefício sócio-ambiental. Essas atividades são desenvolvidas pelos comitês sérios que existem dentro da empresa.


O site de busca mais acessado e considerado a empresa mais valiosa do mundo em 2011, segundo Brand Finance, avaliada em US$ 44,3 bilhões, o Google se tornou a plataforma mais desejada ao público empresarial ou mesmo pessoas físicas que recorrem ao fim da propaganda, dos anúncios na Web.

O Google Adwords oferece às empresas anunciantes a possibilidade de segmentação do público alvo, maior controle e valor mensurável, proporcionado pelo custo por clique.
O link patrocinado é a ferramenta de publicidade que garante ao Google, a lucratividade. A imagem acima ilustra a disposição dos anúncios em links patrocinados e resultados orgânicos. Estes resultados possuem um investimento altíssimo e dificilmente serão substituídos por capital algum.


O Google possui uma rede display, via AdSense, que possibilita que anúncios sejam colocados em lugares no qual se comunicariam melhor com o público-alvo. A rede incorpora sites que são propriedade do Google (Youtube, Blogger, Orkut) e sites parceiros (Abril, Quem, Billboard). A rede display permite que o anunciante consiga atingir seu target e disseminar sua mensagem em diversos formatos como feeds, mídias sociais, vídeos, móbile.
A dimensão da rede de display do Google é extensa, para se ter uma noção 93,3% dos internautas navegam por seus sites parceiros, mais de 24 milhões de usuários acessam o Google e mais de 18 milhões o Youtube.
O grande diferencial que o Google oferece para os anunciantes é chamado efeito calda longa no qual os anunciantes podem colocar sua peça em portais de noticias grandes a pequenos blogs voltados parar um nicho específico.
O Google consegue segmentar seus usuários e mostrar apenas os anúncios relevantes para este. Isto se dá através da segmentação contextual, a qual através do histórico de pesquisa do usuário é possível identificar um anúncio relacionado ao assunto, e pela segmentação por tópicos, a qual um tópico específico é relacionado ao anúncio.
A imersão e a fusão dos anúncios com o assunto e a categoria procurados se tornaram tão grandes que muitas vezes quando um usuário está atrás de um vídeo de entretenimento no Youtube acaba por se deparar com uma peça de publicidade sem saber que está é uma ou mesmo sabendo deseja vê-la.





          O Google é uma empresa rodeada de mitos. Uma empresa jovem, da área de informática e que preza pela inovação não pode ter um dia a dia convencional. Festas semanais, campeonatos de pebolim, jantarem temáticos, snack bars gratuitos espalhados pela empresa, bicicletas espalhadas pela empresa e a possibilidade de levar animais de estimação para o trabalho são algumas das regalias do googlers.
O Google consegue fazer com que seus funcionários amem a empresa. Eles acreditam que estão contribuindo de forma positiva para o mundo e que a empresa realmente se preocupa com o bem estar deles. Por acreditarem nesse modelo de negócios os googlers trabalham muito, mas eles também trabalham com muita vontade, porque acreditam que vale a pena.

Alan Kadri
Bárbara Merlin
Marianna Magnoni
Matheus Roriz
Paula Leite
6ºD







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