História do Google – Wikipédia Enciclopédia Livre
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O
Google é uma empresa fundada por Larry Page e Sergey Brin, enquanto realizavam
seus mestrados em Stanford no Vale do Silício na Califórnia. Essa região é
conhecida por um celeiro de gênios da informática. Em 1994, ano de fundação da
empresa, realizar buscas na internet era uma tarefa difícil. A qualidade das
informações encontradas tinha pouca relevância para a pesquisa que estava sendo
realizada.
Larry
Page e Sergey Brin sabiam que poderiam melhorar o desempenho dos sites de
busca. Após muitas tentativas eles desenvolveram um algoritmo que conseguia
filtrar os sites que surgiam pela sua relevância. Surgia assim o Google.
Para
as cores da logomarca eles escolheram as que remetessem ao Lego, pois o
primeiro servidor da empresa foi montado em uma base de Lego que era um produto
mais flexível e fácil de serem ajustadas as necessidades de uma empresa que
estava crescendo e se alterava quase que diariamente. A flexibilidade continua
a ser algo importante para o Google. Se adaptar as necessidades do mundo é algo
que está no dia a dia da empresa.
“Organizar
toda a informação do mundo e deixá-la disponível e útil para todos”, a missão
do Google pode parecer megalomaníaca, mas a empresa esta em um bom caminho para
realizá-la. Informação não é só os sites que são encontrados no Google, são os
vídeos do Youtube, são os mapas do Google Maps, as comunidades do Orkut, as
fotos do Picassa e todas as pequenas coisas que estão incluídas no nosso dia.
O
google portanto criou um modelo de gestão baseado em tempo e dedicações no
trabalho, o conhecido 70/20/10. O esquema consiste na seguinte teoria.
70%
do tempo de um googler devem ser dedicado a anúncios e publicidade, 20% para
projetos relacionados ao seu core business job e 10% para projetos criados por
eles que possam representar uma inovação. Um exemplo que se inclui nesse
intervalo é o Orkut.
A inovação é uma plataforma
considerável para o Google, que busca evoluir com suas ideias na mesma
proporção em que as informações bombardeiam seu negócio. Somente através da
criação e desenvolvimento de novos conceitos contemporâneos e de pesquisa do
mercado, os Googlers conseguirão manter sua tradição de pioneiros no setor e no
mundo.
Nove Princípios de
Inovação
A empresa Google acredita que
ao inovar algo não se
pressupõe que já deve ser
perfeito na primeira vez,
e sim ir aperfeiçoando com o
tempo.
2) Idéia vem de
todos os lugares
Tudo, todos os lugares e
qualquer coisa podem gerar novas idéias. Os funcionários
do Google acreditam que as idéias surgem a qualquer momento, não necessariamente no horário destinado a pensar em novas idéias.
3) Licença para
perseguir seus sonhos
Como
dito anteriormente a empresa fornece 10% do tempo de trabalho para os
funcionários pensarem em seus próprios projetos, algo que sonha e deseja
concretizar. Assim ela visa unir o as idéias dos funcionários à empresa.
4) Não mate
projetos, transforme-os.
Quando
produzir algo que não for usado, não descarte logo de cara. Talvez o projeto
que deu errado para você, seja o que seu colega procura, ou você também poderá
usá-lo no futuro.
5) Compartilhe
o máximo de informação que você puder.
Compartilhando
informações em algum momento você usará a informação de alguém e alguém usará
as suas. E quando você precisar sabe onde encontrar o que precisa.
6) Usuários,
usuário, usuário...
Pensar
nos usuários antes de tudo, sempre, para que ele esteja sempre feliz e
satisfeito, depois se pensa como o projeto irá se concretizar. Tudo no Google é
focado nos usuários, pois se você pensar apenas em dinheiro a probabilidade do
projeto dar errado é grande.
7) Dados são
apolíticos.
Apesar
das muitas idéias fantásticas que as pessoas têm, é sempre necessário
apresentar dados concretos. Um projeto pautado em dados tem menos chance de dar
errado.
8)
Criatividade adora restrições.
As
boas idéias na maior parte das vezes possuem grandes restrições. Mas vencer
essas restrições vale a pena o produto final provavelmente será muito bom. Foi
citado como exemplo o Google Maps Street View, em que a restrição era filmar
todas as ruas com uma câmera em cima de um carro. Mas apesar dessa grande
restrição e dificuldade o produto final é ótimo.
9) Você é
brilhante? Estamos contratando.
O
Google apresenta um processo de contratação muito rigoroso, pois preza por
pessoas talentosas e brilhantes. A empresa contrata apenas pessoas já formadas,
mas ela também possui o estágio que dura apenas seis meses. Ao longo desse
período de estágio a pessoas deve realizar um projeto, pessoas especializadas
analisam seu projeto e decidem se o estagiário tem aptidão para ser contratado.
Já
o processo de contratação normal acontece da seguinte forma: primeiramente é
feita uma entrevista por telefone, onde exploram a vida do candidato. Depois
passam um exercício que deve ser feito em até 48 horas, dependendo do
desempenho apresentado no exercício são realizadas mais entrevistas pessoais, que
seria a fase decisória. Quando decide te contratar a lista de informações sobre
sua vida acadêmica é imensa. É necessário mostrar resumo da carreira, notas
escolares, notas de vestibulares, colocação no vestibular e tudo isso é
analisado pelo comitê da América Latina. E por fim, diz à lenda que a ultima
pessoa a aprovar sua contratação é Larry Page. Mas todo esse esforço deve
realmente valer a pena!
O assunto sustentabilidade é um dos mais “clichês” da
atualidade, mas o Google não o vê dessa maneira, pois considera que pequenos
atos podem mudar muita coisa. Assim, a empresa tenta utilizar a sua força para
o “bem” através de alguns projetos, dando exemplo para as outras empresas.
Uma dessas ações é o constante estudo para
achar novas formas de energia renovável, pois além de estar ajudando o planeta
e o Google está seguindo um dos seus princípios, o de constante Inovação.
A empresa possui também os projetos: Google
Grants e o Google Doodles. No primeiro, algumas ONGs são beneficiadas pela
empresa com créditos a serem gastos em publicidade no AdWords, para divulgar ou
criar ações em prol da sua instituição. Já o segundo, incentiva atividades
criativas para diversas faixas etárias, ressaltando sempre temas relevantes ao
planeta, gerando assim uma discussão sadia em volta desses assuntos.
Outras ações que podemos citar são o Self-Powered Commuting
e Bike to Work Day. No primeiro, os googlers são incentivados a ir ao trabalho
por meios em que “eles são o próprio motor” (como a pé, de bicicleta, skate,
entre outros), e todas as vezes que eles aderem a esta ação, acumulam pontos
que são revertidos em doações para a caridade. Já o segundo, incentiva todos os
googlers a uma mudança de hábito ao irem para o trabalho de bicicleta, gerando
uma conscientização de que às vezes o esforço não é tão grande assim como eles
pensavam.
E por último GoogleServe, que é uma data em que os funcionários
são incentivados a desenvolver atividades pré-estabelecidas voltadas ao
benefício sócio-ambiental. Essas atividades são desenvolvidas pelos comitês
sérios que existem dentro da empresa.
O site de busca mais
acessado e considerado a empresa mais valiosa do mundo em 2011, segundo Brand
Finance, avaliada em US$ 44,3 bilhões, o Google se tornou a plataforma mais
desejada ao público empresarial ou mesmo pessoas físicas que recorrem ao fim da
propaganda, dos anúncios na Web.
O Google Adwords oferece às empresas anunciantes a
possibilidade de segmentação do público alvo, maior controle e valor mensurável,
proporcionado pelo custo por clique.
O link patrocinado é a ferramenta de publicidade que
garante ao Google, a lucratividade. A imagem acima ilustra a disposição dos
anúncios em links patrocinados e resultados orgânicos. Estes resultados possuem
um investimento altíssimo e dificilmente serão substituídos por capital algum.
A dimensão da rede de display do Google é
extensa, para se ter uma noção 93,3% dos internautas navegam por seus sites
parceiros, mais de 24 milhões de usuários acessam o Google e mais de 18 milhões
o Youtube.
O grande diferencial que o Google oferece para
os anunciantes é chamado efeito calda longa no qual os anunciantes podem
colocar sua peça em portais de noticias grandes a pequenos blogs voltados parar
um nicho específico.
O Google consegue segmentar seus usuários e
mostrar apenas os anúncios relevantes para este. Isto se dá através da
segmentação contextual, a qual através do histórico de pesquisa do usuário é
possível identificar um anúncio relacionado ao assunto, e pela segmentação por
tópicos, a qual um tópico específico é relacionado ao anúncio.
A imersão e a fusão dos anúncios com o assunto
e a categoria procurados se tornaram tão grandes que muitas vezes quando um
usuário está atrás de um vídeo de entretenimento no Youtube acaba por se
deparar com uma peça de publicidade sem saber que está é uma ou mesmo sabendo
deseja vê-la.
O Google consegue fazer com que seus funcionários amem a
empresa. Eles acreditam que estão contribuindo de forma positiva para o mundo e
que a empresa realmente se preocupa com o bem estar deles. Por acreditarem
nesse modelo de negócios os googlers trabalham muito, mas eles também trabalham
com muita vontade, porque acreditam que vale a pena.
Alan Kadri
Bárbara Merlin
Marianna Magnoni
Matheus Roriz
Paula Leite
6ºD
Alan Kadri
Bárbara Merlin
Marianna Magnoni
Matheus Roriz
Paula Leite
6ºD
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