segunda-feira, 12 de março de 2012

Limo Inc.

Limo Inc.


A palestra:
Na segunda-feira, 05 de março, recebemos na classe Laura Chiavone, sócia fundadora da Limo Inc. e atual CEO, que nos contou sobre a agência, desde o surgimento até os dias de hoje, quais são suas funções no mercado, os projetos mais recentes e a ideia por trás de sua criação. Sua apresentação esclareceu a verdadeira essência da empresa e sua importância para o mercado atual. Apesar de formada em Ciências Sociais pela FFLCH da USP, Laura atua há mais de 10 anos como planner, tendo em seu currículo grandes agências de publicidade, como a Y&R, AlmapBBDO e LeoBurnett, o prêmio Young Lion de Planejamento de 2004 e a fundação de sua própria empresa, exibindo seu amplo conhecimento em todas as etapas mercadológicas, desde o insight do consumidor até a produção final de um comercial.


O que é a Limo Inc.:
Fundada no ano de 2007, pela própria Laura em sua mesa de jantar, a Limo nasceu a partir de uma ideia e seu computador e conta, hoje, com 20 outras cabeças. Todos os profissionais que se uniram à ela compartilham de uma vontade comum: gerar conteúdos inovadores e provocantes. Com foco e comprometimento, ousadia e obsessão pelo melhor resultado, a Limo Inc. se descreve como  “uma empresa focada em desenvolvimento de insights de consumidor e conteúdos para a comunicação das marcas”. Isto é, a agência produz conteúdos que fundamentam ideias e projetos, podendo servir tanto para inspirar uma linha criativa quanto para embasar ela. Para tal, é necessário um profundo conhecimento de pesquisa, mercado e tendências, entendendo o consumidor real como um comprador de vários produtos, não seguindo padrões pré-estabelecidos. A Limo funciona a partir de três bases fundamentais: os insights do consumidor, a comunicação de marcas (imagem da marca) e os movimentos sociais e culturais (tendências).
Atuando com a criação e o planejamento de uma agência, a busca de tendências de uma cool hunter, o desenvolvimento de materiais de uma produtora, a pesquisa de grandes institutos e o diagnóstico e a estratégia de uma consultoria, Chiavone utiliza-se da referência das “caixinhas" que determinam a função de cada empresa e suas políticas e pensamentos para definir seu negócio. Afirma, então, que a Limo é um mix de "várias caixinhas" e sua grande sacada é o que chamam de "Food For Brand Ideas", ou seja, desenvolver ideias para alimentar as marcas e fomentar o mercado.



Projetos:
Uma vez que a Limo oferece uma proposta tão fora das famosas “caixinhas”, o seu processo se torna mais claro quando conhecemos seus projetos. Por motivos de política de privacidade, a maioria de seus trabalhos finais permanece confidencial, ainda que os clientes sejam grandes conhecidos nossos, entre eles as agências Africa, DM9DDB, WMcCann e grandes marcas como Heineken e Fiat. No entanto, podemos entender o processo a partir do case “Pais Rehab”, criado para que o conceito de novos pais estivesse a disposição para projetos futuros de seus clientes.
Pais Rehab: a ideia fundamental do projeto é expor como são os pais dessa geração, uma vez que as mulheres também não são mais as mesmas. Com o aumento da independência feiminina e a dificuldade da mulher em conciliar as reponsabilidades entre família e trabalho, ocorreu uma subeversão de papéis, em que o homem passou a ser mais presente e participativo na vida dos filhos. Hoje, a figura do homem como pai sofreu uma reconstrução; ele não é mais visto como um mero provedor de recursos, e é sim mais presente em todo o processo de educação dos filhos. Sendo assim, a comunicação precisa retratá-lo como tal, como esse herói mais próximo, mais divertido e mais ativo. A Limo pesquisou a fundo essa tendência, esse comportamento, essa nova cultura, para que se tornasse mais claro e mais eficaz a comunicação com esse público. Confira o resultado do projeto Pais Rehab no vídeo abaixo, que nos foi apresentado na palestra.





A Limo Inc. e o mercado:
Como já é possível perceber, a Limo Inc. abrange um segmento de serviço especializado pioneiro no mercado nacional. A própria palestrante nos contou que esse mix de “caixinhas” faz com que a Limo tenha como concorrentes desde agências até empresas de consultoria, passando por institutos de pesquisa, empresas de branding e produtoras. Fato é, que o mercado brasileiro vem apresentando grande aceitação com esse modelo híbrido de negócio proposto. Isso porque o setor de planejamento vive uma época de ouro no nosso país, em que a estratégia e o aprofundamento de conteúdo estão cada vez mais próximos. Confira a entrevista de Robert Galbraith sobre o assunto no Meio & Mensagem.        
Ao final da apresentação, Laura também citou o mais novo projeto da empresa: realizar projetos para instituições, associações e organizações não governamentais a custo zero. Celebrar marcas responsáveis e transparentes para demonstrar que a consciência social, política e ambiental constituem um dos pilares da Limo. Para isso, os clientes devem se candidatar as vagas no processo seletivo ofertado no site da empresa. Confira mais informações aqui.


Conclusão:
Diariamente somos estimulados a pensar fora das tais caixinhas e criar coisas que sejam de fato inovadoras e desafiem o que já parece ser tão certo. Há inúmeras soluções para os problemas atuais e tanto a criação da Limo Inc em si, que foge dos padrões que já são exaustivamente conhecidos por todos nós de agências, produtoras e consultorias, quanto a repercussão positiva de seus projetos, que pensam todo o planejamento de forma diferente e mais abrangente, mostram que ainda há espaço para muitas outras caixinhas.


Para mais informações sobre a agência e seus projetos, acesse o site ou confira a Limo Inc. no Vimeo, Twitter e FacebookVale a pena!




Laura Zamboni, Luiza Ferraz, Renato Carneiro e Victoria Bartilotti - 6E

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