A
palestra:
Na
segunda-feira, 05 de março, recebemos na classe Laura Chiavone, sócia
fundadora da Limo Inc. e atual CEO, que nos contou sobre a agência, desde o surgimento
até os dias de hoje, quais são suas funções no mercado, os projetos mais recentes
e a ideia por trás de sua criação. Sua apresentação esclareceu a verdadeira essência
da empresa e sua importância para o mercado atual. Apesar de formada em Ciências
Sociais pela FFLCH da USP, Laura atua há mais de 10 anos como planner, tendo em
seu currículo grandes agências de publicidade, como a Y&R, AlmapBBDO e
LeoBurnett, o prêmio Young Lion de Planejamento de 2004 e a fundação de sua
própria empresa, exibindo seu amplo conhecimento em todas as etapas
mercadológicas, desde o insight do consumidor até a produção final de um
comercial.
O que é a Limo Inc.:
Fundada no ano de 2007, pela própria Laura em sua mesa de jantar, a
Limo nasceu a partir de uma ideia e seu computador e conta, hoje, com 20 outras
cabeças. Todos os profissionais que se uniram à ela compartilham de uma vontade
comum: gerar conteúdos inovadores e provocantes. Com foco e comprometimento,
ousadia e obsessão pelo melhor resultado, a Limo Inc. se descreve como “uma empresa focada em desenvolvimento de
insights de consumidor e conteúdos para a comunicação das marcas”. Isto é, a
agência produz conteúdos que fundamentam ideias e projetos, podendo servir
tanto para inspirar uma linha criativa quanto para embasar ela. Para tal, é
necessário um profundo conhecimento de pesquisa, mercado e tendências,
entendendo o consumidor real como um comprador de vários produtos, não seguindo
padrões pré-estabelecidos. A Limo funciona a partir de três bases fundamentais: os insights do consumidor, a comunicação de marcas (imagem da marca) e os
movimentos sociais e culturais (tendências).
Atuando com a criação e o planejamento de uma agência, a busca
de tendências de uma cool hunter, o desenvolvimento de materiais de uma
produtora, a pesquisa de grandes institutos e o diagnóstico e a
estratégia de uma consultoria, Chiavone utiliza-se da referência das “caixinhas" que determinam a função de cada empresa e suas políticas e pensamentos para
definir seu negócio. Afirma, então, que a Limo é um mix de "várias
caixinhas" e sua grande sacada é o que chamam de "Food For Brand
Ideas", ou seja, desenvolver ideias para alimentar as marcas e fomentar o
mercado.
Projetos:
Uma vez que a Limo oferece uma proposta tão fora das famosas
“caixinhas”, o seu processo se torna mais claro quando conhecemos seus
projetos. Por motivos de política de privacidade, a maioria de seus trabalhos
finais permanece confidencial, ainda que os clientes sejam grandes conhecidos
nossos, entre eles as agências Africa, DM9DDB, WMcCann e grandes marcas como
Heineken e Fiat. No entanto, podemos entender o processo a partir do case “Pais Rehab”,
criado para que o conceito de novos pais estivesse a disposição para projetos
futuros de seus clientes.
Pais Rehab: a ideia fundamental do projeto é expor como são os pais
dessa geração, uma vez que as mulheres também não são mais as mesmas. Com o aumento
da independência feiminina e a dificuldade da mulher em conciliar as
reponsabilidades entre família e trabalho, ocorreu uma subeversão de papéis, em
que o homem passou a ser mais presente e participativo na vida dos filhos. Hoje, a
figura do homem como pai sofreu uma reconstrução; ele não é mais visto como um
mero provedor de recursos, e é sim mais presente em todo o processo de educação
dos filhos. Sendo assim, a comunicação precisa retratá-lo como tal, como esse herói mais
próximo, mais divertido e mais ativo. A Limo pesquisou a fundo essa tendência,
esse comportamento, essa nova cultura, para que se tornasse mais claro e mais eficaz
a comunicação com esse público. Confira o resultado do projeto Pais Rehab no vídeo abaixo, que nos foi apresentado na palestra.
A Limo Inc. e o mercado:
Como já é possível
perceber, a Limo Inc. abrange um segmento de serviço especializado pioneiro no
mercado nacional. A própria palestrante nos contou que esse mix de “caixinhas”
faz com que a Limo tenha como concorrentes desde agências até empresas de
consultoria, passando por institutos de pesquisa, empresas de branding e
produtoras. Fato é, que o mercado brasileiro vem apresentando grande aceitação
com esse modelo híbrido de negócio proposto. Isso porque o setor de
planejamento vive uma época de ouro no nosso país, em que a estratégia e o
aprofundamento de conteúdo estão cada vez mais próximos. Confira a entrevista
de Robert Galbraith sobre o assunto no Meio & Mensagem.
Ao final da
apresentação, Laura também citou o mais novo projeto da empresa: realizar
projetos para instituições, associações e organizações não governamentais a
custo zero. Celebrar marcas responsáveis e transparentes para demonstrar que a
consciência social, política e ambiental constituem um dos pilares da Limo.
Para isso, os clientes devem se candidatar as vagas no processo seletivo
ofertado no site da empresa. Confira mais informações aqui.
Conclusão:
Diariamente
somos estimulados a pensar fora das tais caixinhas e criar coisas que sejam de
fato inovadoras e desafiem o que já parece ser tão certo. Há inúmeras soluções
para os problemas atuais e tanto a criação da Limo Inc em si, que foge dos
padrões que já são exaustivamente conhecidos por todos nós de agências, produtoras
e consultorias, quanto a repercussão positiva de seus projetos, que pensam todo
o planejamento de forma diferente e mais abrangente, mostram que ainda há
espaço para muitas outras caixinhas.
Para mais informações sobre a agência e seus projetos, acesse o site ou confira a Limo Inc. no Vimeo, Twitter e Facebook. Vale a pena!
Laura Zamboni, Luiza Ferraz, Renato Carneiro e Victoria Bartilotti - 6E
Para mais informações sobre a agência e seus projetos, acesse o site ou confira a Limo Inc. no Vimeo, Twitter e Facebook. Vale a pena!
Laura Zamboni, Luiza Ferraz, Renato Carneiro e Victoria Bartilotti - 6E
Nenhum comentário:
Postar um comentário