A Fox One Stop Media e suas soluções criativas
No dia 19 de março recebemos a visita do Carlos Queiroz, produtor criativo do departamento de Creative Solutions da Fox. Para entendermos melhor o que é este departamento e qual a sua função dentro do mundo Fox, precisamos entender primeiro o que é o Fox One Stop Media.
De acordo com a própria empresa, o Fox One Stop Media (FOSM) é a “unidade de vendas integradas de
publicidade do grupo Fox Latin American
Channels (…) que permite, em um único passo, ter acesso direto ao grupo de
canais de maior alcance combinado na região (28 canais Premium), além da
divisão digital Ponto Fox, que conta com uma rede de publicidade online com
mais de 90% de cobertura na América Latina e muitos dos sites mais premium da região”.
Porém onde se encaixa o departamento de Creative Solutions? Ele pode ser
considerado a ferramenta que une as marcas anunciantes e o conteúdo FOX, de uma
forma inovadora e inteligente. Ele é a área de criação do FOSM, responsável por
encontrar soluções criativas para a publicidade nos canais (que vão desde
anúncios no intervalo da programação, até jogos no Facebook, ou até mesmo uma combinação de ambos).
A necessidade de ter um departamento de Creative Solutions veio após ocorrerem algumas mudanças importantes
no cenário de publicidade televisiva. De novembro de 2007 a fevereiro de 2008, aconteceu
nos Estados Unidos o Writers Guild of America Strike, ou Greve da Corporação de Escritores da
América, que trouxe à tona a discussão sobre propriedade intelectual. Foi
colocada em cheque a apropriação e uso indevido de marcas, personagens e
programas pelos canais e distribuidoras, sem que houvesse remuneração aos
escritores e criadores do conteúdo.
A partir daí, a
vigilância sobre o uso de personagens e marcas de seriados e filmes cresceu
muito. Para o mercado brasileiro, a maior implicação na publicidade foi que os
canais já não podiam utilizar o Conteúdo dos Canais nas campanhas. Isso é, já
não podiam se apropriar do conteúdo exibido em sua programação e utilizá-la em
comerciais sem a autorização prévia dos detentores dos direitos autorais. “Deve-se
tomar cuidado em diferenciar quem PRODUZ e quem TRANSMITE”, disse Queiroz. A
emissora não pode mais se julgar dona do conteúdo; ela é apenas o meio de
transmissão.
Para driblar essa grande pedra imposta no caminho de seus
canais, a FOX buscou no Creative
Solutions alternativas para a então utilização do Conteúdo dos Canais. Anteriormente,
ao usar o conteúdo já existente interagindo com as marcas, o canal conseguia a credibilidade
dos personagens/seriados, com baixos custos de produção. A propaganda abaixo,
exibida no Super Bowl de 2010, é um
exemplo do que podia ser realizado antigamente no Brasil a pedido de um
anunciante:
É importante entender que ainda é possível utilizar
personagens como os Simpsons em sua
campanha, como fez a Coca-Cola. No
entanto, deve-se ter a autorização dos criadores do desenho (além de dever-se
pagar os direitos autorais, o que aumentará dramaticamente os custos para a
empresa).
A Creative Solutions
encontrou então através da Produção Customizada, uma chance de associar a marca
do anunciante ao conteúdo do canal, sem ter que arcar com os altos custos dos direitos
autorais. Pode-se dizer que é um “jeitinho bem brasileiro” dado ao impasse no
qual se encontrava a FOX. Assim, existe maior liberdade para integrar conteúdo
e marca, ainda que com custos de produção maiores do que o de utilização de
Conteúdo de Canais (sendo que estes custos ainda seriam muito menores do que o
de direitos autorais).
A Produção Customizada se utiliza de elementos simbólicos dos
produtos do canal e os associa ao produto anunciante de uma forma que não
infrinja os direitos autorais da série e/ou filme. É importante escolher bem
qual elemento simbólico será utilizado: no exemplo abaixo, vemos uma associação
da Pepsi com a série The Walking Dead.
fonte:
http://accm-espm-2-2011.blogspot.com.br/2011/09/realidade-da-um-baile-na-ficcao-e.html
O elemento simbólico escolhido é a mão do zumbi que não pode
ser considerada material exclusivo da série. O próprio logo apresentado não é o
mesmo do seriado: a fonte é similar o suficiente para remeter o consumidor à
fonte original.
Outra forma de Produção Customizada é utilizar a marca
anunciante em conjunto com os nomes do conteúdo do canal, porém sem associá-los
diretamente. Abaixo podemos ver um exemplo onde a Bohemia é associada diretamente ao canal FX, e endossa
indiretamente o seriado Dexter.
fonte: http://accm-espm-2-2011.blogspot.com.br/2011/09/realidade-da-um-baile-na-ficcao-e.html
De acordo com Queiroz, apesar de
o uso de Conteúdo dos Canais já não acontecer pelas razões legais que citamos
previamente, a maioria dos anunciantes ainda não considera o uso de Produção
Customizada, muitas vezes por não conhecer como pode ser utilizada. Para isso, a
FOSM criou um vídeo que serve como portfólio para que seus clientes possam
visualizar o que pode ser feito com a sua marca. Esse vídeo pode ser encontrado
no site do departamento,
Na página citada acima,
encontram-se disponíveis inúmeros exemplos de Produção Customizada que podem
ser realizados. Apesar de termos focado muito em conteúdo televisivo, eles
mostram também o que pode ser realizado online, ou numa combinação de TV +
internet. A página do FOSM é uma excelente ferramenta para quem quiser ver
ainda mais exemplos do quão longe a Produção Customizada pode chegar.
Após assistir ao conteúdo criado
pela equipe da Creative Solutions, as
diferenças entre a utilização de Conteúdo de Canais e a Produção Customizada
devem ficar mais explícitas. Fica evidente, então, que a Produção Customizada
foi uma saída inteligente e criativa encontrada pela Fox One Stop Media para adaptar-se às novas tendências do mercado.
No entanto, não há dúvidas de que a Produção Customizada irá continuar, como o
próprio nome já diz, a se adaptar às necessidades dos clientes e ao mercado de
publicidade televisiva.
Outros links interessantes:
Fox
One Stop Media
Outros exemplos de Produção Customizada
Barbara Fonseca
Fabiana Bahia
Gustavo Fardo
Mayra Benetti
Michelle Zmetek
CSOS 6E
Nenhum comentário:
Postar um comentário