segunda-feira, 12 de março de 2012

Go for a Limonade?



No dia 07 de Março, os alunos de comunicação social da ESPM tiveram a oportunidade de assistir e participar de uma palestra dirigida pelos profissionais da agência de planejamento Limo Inc.André Oliveira, gerente de brand connections, e Ana Kuroki, diretora de planejamento, explicaram sobre a proposta da empresa e apresentaram projetos finalizados.




Squeezing the Limo

A Limo Inc, agência de consultoria com foco em planejamento estratégico, acredita que a partir de pesquisas e insights, é possível criar ações e estratégias para provocar conexões entre marcas e consumidores. Para isso, utilizam diversas metodologias, como o consumer insights, análise de tendências sócio-culturais e megatrends, além de trade marketing. A empresa também possui os chamados Projetos Especiais, em que o estudo realizado tem grande profundidade.

  

O principal diferencial da Limo, que a coloca como agência pioneira no Brasil, está na abrangência de atividades. Por mais que seu foco seja o Planejamento Estratégico, a própria empresa desenvolve as etapas anexas ao desenvolvimento de planos.
Ela realiza pesquisas de comportamento para a obtenção de dados sobre as tendências que venham a afetar seus clientes. Analisa estes dados a fim de gerar insights e, junto aos clientes, contribui para elaborar ações objetivas que possam se beneficiar destes insights. Além disso, estas conclusões de pesquisas são materializadas em documentários. Dessa forma, pode-se dizer que esta nova abordagem dada ao Planejamento concentra a atuação de diferentes empresas (produção, consultoria, pesquisa) num único negócio, permitindo um resultado mais sólido e abrangente.


ThinkInc Ahead

A Limo se inspirou em algumas agências que estão surgindo no exterior. Entre elas, suas principais referências são a Naked e a Flamingo. A primeira foca em propor o inesperado na conexão marca-cliente, enquanto que a segunda usa o entendimento dos comportamentos e tendências culturais para refinar o approach das empresas com clientes ao redor do mundo.

Os Limos (como os funcionários carinhosamente gostam de se apelidar) compõem uma empresa-tendência no Brasil, não só porque estão refletindo uma onda estrangeira, mas também por se encaixam naquilo que é esperado das agências do futuro. Em 2010, a Advertising Age publicou um Artigo de Al DiGuido (então CEO da Zeta Interactive) que previa como provavelmente seriam as empresas de comunicação de 2015. Empresas enxutas - com novos cargos – e com atividades abrangentes - não terceirizadas -, seriam aquelas que se destacariam, pois possibilitariam agilidade, flexibilidade e ampliação de receita.

Portanto, podemos dizer que a Limo Inc está “thinking ahead”. Ela detectou a fome por inovação das organizações e das agências tradicionais e viu grande oportunidade no auxílio estratégico destas. Seus profissionais, jovens e qualificados, rentabilizaram o serviço de mostrar como sair da caixa, entender a sociedade de consumo e, principalmente, compreender as consequências do que é descoberto.

Trend in sight 


Para o ano de 2012, a Limo escolheu quatro tendências comportamentais, ainda inexploradas, para serem o foco de suas pesquisas:

Sênior: Após os 50 anos de idade, homens e mulheres passam a ser vistos como idosos perante às empresas, e a integrar um mesmo target com pessoas de 60, 70 e até 80 anos. A Limo quer questionar essa faixa etária e descobrir se ela possui o mesmo pensamento e reage da mesma maneira que uma pessoa 20 anos mais velha. Sabe-se que é bastante interessante, ainda mais para uma empresa de consultoria, identificar novos segmentos de mercado.

Jovens de 30 anos: Há algumas décadas ter 30 anos era sinônimo de entrar na meia idade. A adolescência já tinha passado há tempos, assim como programas jovens para esse público. Atualmente, em consequência da maior longevidade da população, esse cenário mudou. O público de 30 anos hoje desfruta de programas para os mais jovens e são financeiramente capazes de arcar com despesas.

Kids e o espaço: As crianças estão cada vez mais conquistando espaço e voz no ambiente familiar. Em muitas famílias já é possível ver  o surgimento da infantocracia, onde a influência do pequeno passa a ser maior que a da mãe. Que tipo de adolescentes essas crianças irão se tornar e como comunicar com esse novo público são alguns pontos que a Limo quer investigar.

Relação do tempo no espaço: Pensando sempre a frente, a Limo quer investigar o que a nova geração irá criar de conteúdo para as próximas e qual será o impacto dela sobre as novas relações interpessoais.

Leia mais sobre o tema: 
http://comunicacaoexponencial.com.br/2010/04/como-sera-a-agencia-de-publicidade-em-2015/ 
http://nakedcreative.com/ 
http://www.flamingo-international.com/ 

Conheça mais sobre a Limo:
http://www.limoinc.com.br/
http://vimeo.com/user4631589/videos

http://www.facebook.com/pages/Limo-Inc/112260855531271

http://twitter.com/LimoInc

CSO 6A
Alessandra Benitez, Alexandra Tiemy, Juliana Geh, Lucas Fechino, Sonia Dutra 

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