Na ultima quarta feira, dia 12 de março, o palestrante Davi Cosso, ex aluno da ESPM e funcionário da Google foi contar para nós um pouco de como funciona a empresa que possui a 2ª marca mais valiosa do mundo, de acordo com o BrandZ e que também é empresa classificada como a melhor empresa para se trabalhar no Brasil.
A Google surgiu como forma de resolver uma insatisfação em relação à pesquisas na internet. Em vista disso, tem a missão de organizar toda a informação do mundo e torna-la acessível a todos, buscando sempre novas formas de conseguir entregar às pessoas o que elas procuram.
A Empresa possui um portfolio gigantesco de produtos e serviços, por isso é valido explicarmos da onde vêm todos esses produtos. Eles utilizam o modelo de trabalho 70/20/10:
70% do tempo dos engenheiros é voltado para o corejob, ou seja, o job especifico para qual foi contratado.
20% do tempo é voltado para projetos relacionados ao core job.
10% do tempo voltado para projetos de inovação, projetos que os funcionários acreditam (surge o Orkut e diversos outros produtos)
Além disso, a Google parte de 9 principios de inovação. São eles:
- Inovação não é perfeição instantânea (o projeto vai acabar chegando em algum lugar mesmo que não tenha dado certo logo de cara)
- As ideias vêm de todos os lugares (interagir, ter troca com outras pessoas)
- Licença para perseguir seus sonhos (Metas ambiciosas e tempo para alcançá-las)
-Não mate os projetos, transforme-os (pode não ter dado certo, mas de algum jeito vai funcionar)
- Compartilhe o máximo de informação que puder (intercambio, falar com os trabalhadores das outras sedes da google, para enriquecer a empresa)
- Usuários, usuários, usuários,... (todo produto da google tem foco no usuário. Tratar bem o usuário, se o produto for um sucesso, bem aceito pelos usuários, ai começam a pensar em monetizar)
- Dados são apolíticos (sempre se utilizam de dados, números, para embasar as idéias, sem “achismos”)
- Criatividade adora restrições (“ah isso é bem legal, mas não é possível”, porém, sempre tem uma solução, por mais que não seja fácil de ser executada)
- Voce é brilhante? Estamos contratando.
Apesar desse ultimo tópico parecer muito atrativo, o processo de seleção é muito complicado, tendo várias etapas: Triagem de currículo; entrevista por telefone (parte em inglês); referencia de notas na faculdade; entrevista presencial, exercício para resolver em 48h; pacote (com todos os documentos de tudo da sua vida acadêmica, desde a posição que entrou no vestibular até o histórico escolar) e por fim, a contratação. E rolam boatos de que o próprio Larry Page dá o ok para as contratações.
A empresa possui também um vínculo sustentável grande. Tentando, por meio de pequenos atos, diminuir o impacto que causa ao meio. Algumas iniciativas são:
- Estudo e idealização de fontes energéticas renováveis.
- ONG´s são beneficiadas com créditos para gastos com publicidade via Adwords.
- Incentivo à atividades criativas
- Self powered commuting – Bonus para os funcionarios que usam meios de locomoção que não seja o carro. Esses bonus são revertidos em dinheiro para instuições de caridade.
- Google serve – Os funcionarios saem da empresa para prestar trabalho voluntario em ONG´s.
- Bike to work day – Um dia em que os funcionários são incentivados a irem de bicicleta ao trabalho.
Em vista disso tudo, fica uma pergunta: Como o google ganha dinheiro?
A resposta é simples, com publicidade!
Publicidade está em cima e na lateral das buscas do Google. Na parte central é a busca orgânica e isso não tem dinheiro no mundo que mude a ordem ou o que faça aparecer lá.
Relevância é chave pra o Google (entregar o que é relevante para os usuários, entregar sempre o que estão procurando)
É um meio interessante já que nem sempre conseguimos falar com todo o nosso target pelos meios convencionais. No google, seu produto tá lá e as pessoas estão indo atrás dele.
Google Adwords:
É uma das ferramentas de publicidade do Google, exibindo publicidade conforme a busca feita. O anunciante paga apenas quando as pessoas clicam em seus Links, sendo possível segmentar a publicidade. Como segmentam? Lista de palavras chaves. O Adwords identifica o contexto das paginas e elege os sites para aparecer o anuncio (segmentação contextual), selecionando um único assunto (segmentação por tópicos) e a seleção manual de sites;
Rede de display do google (GDN):
Sites parceiros do google em que são veiculadas as publicidades. Funciona por sistema de leilão também, como o adwords.
Ex sites parceiros: G1, estadão, abril, sbt, ig, época, quem, billboard e outros sites menores também. Poussi 93,3% de alcance, isso significa que 93,3% dos internautas são impactados pelas redes de display, ou seja, quase todo mundo.
Ex sites parceiros: G1, estadão, abril, sbt, ig, época, quem, billboard e outros sites menores também. Poussi 93,3% de alcance, isso significa que 93,3% dos internautas são impactados pelas redes de display, ou seja, quase todo mundo.
A rede de display do google trabalha com uma segmentação com objetivos, ou seja, fica mais facil saber aonde o seu anuncio vai estar ou aonde esteve.
Youtube:
O Youtube é, surpreendentemente, a 2ª maior ferramenta de busca do mundo. Tem mais de 3 bilhões de vídeos assistidos todos os dias. A cada minuto que passa é feito upload de 48h de vídeo.
Agora para finalizar e deixar com aquela vontade de trabalhar lá, verdades e mitos da Google:
- Festas semanais no escritório
- Vão de patinete, skate ou bike para as salas de reunião.
- Orkut é o nome de um engenheiro e ele tem perfil no Facebook.
- Comem muito. Além das refeições, tem snack points que ficam espalhados pelo escritório.
- Podem levar cães para o trabalho em alguns escritórios.
- Recebem inventivos ($$) para decorar nossas mesas
- Trabalham muito – “play hard, party hard”
Grupo:
Bruna Bertolla
Beatriz ferrari
Nina Campos
Marcela Lanna
Roberta Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário