No dia
12 de Março, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais o mundo da
Google. O Googler Davi Cosso abriu as portas da empresa e contou alguns fatos,
mitos e histórias, para nos deixar cada vez com mais vontade de trabalhar La
dentro.
Google.
Uma empresa com nome diferente, pessoas únicas, e um logo universal. Tem como
missão organizar toda a informação do mundo e torná-las acessíveis e úteis para
todos. A cultura e criatividade são fundamentais para o andamento dos negócios.
A
empresa nasce em um dormitório de Stanford, resultado do trabalho da dupla Lary
Page e Sergey Brin, dois geeks, do
Vale do Silício. Começando diferente, o Google foi a primeira e única empresa
de busca na internet a construir o seu servidor com peças de Lego: nada como um
jeito criativo e diferente para superar a falta de grana e facilmente ampliar o
tamanho do seu servidor.
Um Googler
dedica 70% do seu tempo de trabalho para cumprir seu Core Jobs (soluções e
upgrades no que foi contratado para fazer); 20% do tempo é destinado para o
pesquisa de coisas que sejam relacionadas a suas tarefas principais e 10% do
tempo, destinado para Inovação (um caso famoso foi a invenção do ORKUT). Esse modelo é conhecido como 70/30/10.
O Google
incentiva a sustentabilidade, tanto dentro da empresa quanto fora, desde
pequenos atos como reciclagem à maiores como estudo/ utilização de fontes energéticas
renováveis. Outros exemplos de responsabilidades são: o Self Power Commuting: “seja
o seu próprio motor”, onde o Googler ganha créditos por andar a pé e utilizar transporte
público. Quanto maior a somatória dos pontos, maior será a sua doação para uma
ONG. Também existe a iniciativa do Bike to work Day, que incentiva os funcionários
a irem trabalhar de bicicleta em um dia específico do ano. Já o Google Serve,
consiste numa data na qual os Googlers são incentivados a desenvolver
atividades pré-estabelecidas voltadas ao benefício sócio-ambiental. Caso o
Googler cumpra com ações voluntárias, ele ganha “Google grants”, que são espaços
exclusivos para ONGS comunicarem dentro do Google AdWords.
Essas ações
agregam valor para a companhia, que nos últimos anos foi eleita a melhor
empresa para se trabalhar, a empresa dos sonhos dos jovens e a segunda empresa
mais valiosa do mundo.
Considerando o Google um negócio
original e criativo, a sua forma de ganhar dinheiro não poderia ser menos autêntica:
Relevância é a palavra chave. Publicidade é a fonte de renda, seja em marketing
tradicional, que é a associação da mensagem a um conteúdo de busca do
internauta, ou por meio do marketing de interesse, que consiste em associar a
mensagem a um produto: links patrocinados (que tem sua relevância definida por:
sistema de leilão, lance, índice de qualidade, anúncio e página de destino).
Funcionários
com um apelido próprio, ações sustentáveis diferenciadas e um modelo de negócio
que lançou tendência no mercado.
Google It!
Ana Luiza Tetzlaff
Carolina Pinheiro
Flavia Serrano
Gabriela Wissmann
Paula Amoroso Lima
CSOS 6E
Nenhum comentário:
Postar um comentário