segunda-feira, 19 de março de 2012

Google 6E





No dia 12 de Março, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais o mundo da Google. O Googler Davi Cosso abriu as portas da empresa e contou alguns fatos, mitos e histórias, para nos deixar cada vez com mais vontade de trabalhar La dentro.

Google. Uma empresa com nome diferente, pessoas únicas, e um logo universal. Tem como missão organizar toda a informação do mundo e torná-las acessíveis e úteis para todos. A cultura e criatividade são fundamentais para o andamento dos negócios.

A empresa nasce em um dormitório de Stanford, resultado do trabalho da dupla Lary Page e Sergey Brin, dois geeks, do Vale do Silício. Começando diferente, o Google foi a primeira e única empresa de busca na internet a construir o seu servidor com peças de Lego: nada como um jeito criativo e diferente para superar a falta de grana e facilmente ampliar o tamanho do seu servidor.

Um Googler dedica 70% do seu tempo de trabalho para cumprir seu Core Jobs (soluções e upgrades no que foi contratado para fazer); 20% do tempo é destinado para o pesquisa de coisas que sejam relacionadas a suas tarefas principais e 10% do tempo, destinado para Inovação (um caso famoso foi a invenção do ORKUT).  Esse modelo é conhecido como 70/30/10.

O Google incentiva a sustentabilidade, tanto dentro da empresa quanto fora, desde pequenos atos como reciclagem à maiores como estudo/ utilização de fontes energéticas renováveis. Outros exemplos de responsabilidades são: o Self Power Commuting: “seja o seu próprio motor”, onde o Googler ganha créditos por andar a pé e utilizar transporte público. Quanto maior a somatória dos pontos, maior será a sua doação para uma ONG. Também existe a iniciativa do Bike to work Day, que incentiva os funcionários a irem trabalhar de bicicleta em um dia específico do ano. Já o Google Serve, consiste numa data na qual os Googlers são incentivados a desenvolver atividades pré-estabelecidas voltadas ao benefício sócio-ambiental. Caso o Googler cumpra com ações voluntárias, ele ganha “Google grants”, que são espaços exclusivos para ONGS comunicarem dentro do Google AdWords.

Essas ações agregam valor para a companhia, que nos últimos anos foi eleita a melhor empresa para se trabalhar, a empresa dos sonhos dos jovens e a segunda empresa mais valiosa do mundo.


Considerando o Google um negócio original e criativo, a sua forma de ganhar dinheiro não poderia ser menos autêntica: Relevância é a palavra chave. Publicidade é a fonte de renda, seja em marketing tradicional, que é a associação da mensagem a um conteúdo de busca do internauta, ou por meio do marketing de interesse, que consiste em associar a mensagem a um produto: links patrocinados (que tem sua relevância definida por: sistema de leilão, lance, índice de qualidade, anúncio e página de destino).
Funcionários com um apelido próprio, ações sustentáveis diferenciadas e um modelo de negócio que lançou tendência no mercado.
Google It!

Ana Luiza Tetzlaff
Carolina Pinheiro
Flavia Serrano
Gabriela Wissmann
Paula Amoroso Lima
          CSOS 6E


Nenhum comentário:

Postar um comentário