quarta-feira, 21 de março de 2012

Googler


    Trabalhar no Google é o sonho de jovens do Brasil e do mundo todo. E não é à toa, já que a empresa está presente no dia-a-dia de todos nós, tem um espírito jovem e inovador e, é a segunda marca mais valiosa do mundo. Com tanta procura, o processo para qualquer vaga no Google é extremamente rigoroso, com várias etapas, para que somente os melhore e que se encaixem perfeitamente no perfil desejado.

     Mas como será que é trabalhar no Google? Em palestra dada pelo Googler (como são chamados os funcionários da empresa) Davi Cosso, foi possível conhecer um pouco mais dos valores e princípios que permeiam a rotina da empresa.

     Primeiramente, o Google aplica o chamado Modelo 70/20/10. Esse é um modelo que os Googlers devem seguir para administrar seu tempo. 70% do tempo do Googler deve ser dedicado ao seu core business job para o qual foi contratado. Por exemplo, um engenheiro que foi contratado para trabalhar no Adwards, 70% do tempo dele vai para trabalhar nessa tarefa. 20% do tempo do Googler será voltado para projetos relacionados ao core business job. Esse engenheiro ficaria 20% do tempo trabalhando com algo como o Gmail. Por fim, cada Googler deve dedicar 10% de seu tempo para inovação, para pensar em algo diferente, relacionado ou não ao core business job. Desses 10% foi que surgiu o Orkut, por exemplo, criado por um engenheiro.

    Falando em inovação, essa é a parte a qual o Google mais se dedica, tanto que eles criaram os 9 Princípios da Inovação:

1.   Inovação, não perfeição instantânea. Dificilmente você vai acertar logo de primeira. É muito difícil inovar, fazer alguma coisa que ninguém fez. Por isso, requer muitas tentativas. E, muitas vezes, parte de uma idéia pode ser utilizada de uma outra forma.
2.   Idéias vêm de todos os lugares. Esteja sempre atento e não se acanhe para criar, inovar. Uma boa idéia pode vir de onde menos se espera.
3.   Licença para perseguir seus sonhos. É só pensar nos 10%. A empresa quer que todo mundo lá dentro, todos os Googlers, tenha metas de vida ambiciosas.
4.   Não mate projetos. Transforme-os. O projeto pode não dar certo na primeira vez, mas pode ser a solução para um outro Googler, ou pode funcionar mesmo no final, de uma maneira diferente.
5.   Compartilhe o máximo de informação que você puder. Compartilhar o máximo de informação dentro da empresa, até num âmbito global, que é a abrangência do Google. Todo mundo compartilha, você dá e recebe.
6.   Usuários, usuários, usuários. Os usuário são importantes porque quase todo produto do Google tem foco no usuário. O lucro é pensado depois da aceitação, depois que teve sucesso. Como vai dar dinheiro é uma questão a ser levantada depois. O importante, a princípio, é o usuário gostar, usar e voltar para usar novamente.
7.   Dados são apolíticos. Para se fazer qualquer coisa, é necessário ter dados, embasamentos.
8.   Criatividade adora restrições. É difícil executar sua idéia, mas tem que lidar bem com as restrições e tentar fazer da maneira que for.
9.   Você é brilhante? Estamos contratando. O Google é uma empresa que quer mudar o mundo!


     Mas não só de inovação é feito o Google. A empresa tem uma preocupação em fazer sua parte para um mundo melhor, engajando os Googlers para que, em pequenos atos, seja tomada uma grande responsabilidade. Há ações desde o uso de painéis de energia renovável, até o Google Grants, que á uma ação em que o Google dá créditos para ONGs usarem via AdWords. Há também ações que engajam o usuário, como o Doodle for Google, incentivando atividades criativas e, também, ações para os Googlers. Há o Self-Powered Commuting, para o Googler que for para o trabalho de uma maneira que não agrida o meio-ambiente, possa converter seu trajeto em doações para caridade. O Google Serve, que é o dia do ano em que todos os Googlers vão ajudar pessoalmente uma ONG voltada ao benefício socioambiental. E, também, o Bike to Work Day, que, como o nome sugere, é o dia do ano para Googlers do mundo todo irem de bicicleta para o trabalho.

     Com tudo isso, a rotina de um Googler é agitada. Tem que ter tempo para inovar, tempo para o social e tempo para seu trabalho. Mas, aparentemente, vale à pena!


Arthur Bolguese
Bárbara Saad
Laura Hernandes
Lucas Máximo
Paula Inhetvin
6A

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